Imagem Blog

Cidade das Crianças Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

Inúmeras referências de “As Aventuras de Peabody & Sherman” são erro ou acerto?

Desde que estreou nas telonas, só leio elogios à animação As Aventuras de Peabody & Sherman. Dá para entender. A trama do cão gênio que adota um menino e constrói uma máquina do tempo para ensiná-lo grandes passagens históricas tem referências bastante inteligentes. Depois de assisti-lo com minha filha, no entanto, fiquei me perguntando: será […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 22h21 - Publicado em 31 mar 2014, 17h29

Desde que estreou nas telonas, só leio elogios à animação As Aventuras de Peabody & Sherman. Dá para entender. A trama do cão gênio que adota um menino e constrói uma máquina do tempo para ensiná-lo grandes passagens históricas tem referências bastante inteligentes. Depois de assisti-lo com minha filha, no entanto, fiquei me perguntando: será que na boa intenção esse pessoal da Dreamworks não exagerou?

+ Acessório permite que crianças com necessidades especiais caminhem pela 1ª vez

Veja que não é pouca coisa para uma criança absorver: um cão adota um menino, o menino sofre bullying, o cão é um gênio inventor (e dá-lhe invenções mil mencionadas) e por fim inventa uma máquina do tempo. Em meio a uma questão conciliatória com o conselho tutelar, a máquina do tempo leva os protagonistas para o Egito dos faraós, para a renascença italiana (onde ficam íntimos de Leonardo da Vinci), para a Guerra de Tróia, para a Revolução Francesa e ao encontro de George Washington. No final, até Bill Clinton dá uma palhinha. Tudo isso num vai e volta para o passado, futuro e presente que não deve nada a “De Volta Para O Futuro” em termos de ação.

Para os adultos ou adolescentes as diferentes menções são todas familiares, mas para a criançada mais nova fica impossível aprender algo com um pano de fundo histórico tão tumultuado somado a um roteiro com tantas reviravoltas.

sherman

Continua após a publicidade

Fiquei lembrando de como os desenhos e revistas de Asterix, o herói Gaulês que passou pelo Egito de Cleópatra, pela origem dos bancos suíços e vivia às turras com o exército romano me ajudaram a aprender história. Cada revista/filme tratava de um povo ou passagem ao longo de todas as suas páginas, ajudando não só a fixar o assunto como a mostrar várias camadas de um mesmo tema.

+ Os lindos robôs-luminárias do Estúdio LG

Óbvio que Sherman e Peabody ainda assim valem a ida ao cinema. Com boas sacadas (como o cão ter sido o inventor de um ritmo famoso nas academias, momento hilário do filme) e uma esperta abordagem da diversidade dos modelos familiares, tema dos mais atuais, a animação é, no fim das contas, pura diversão.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.