Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Teste do doce da discórdia: provei o bolo de churros que teve a autenticidade contestada pelo chef Carlos Bertolazzi

Desde ontem, uma falsa e adocicada polêmica tem ocupado os usuários do Facebook e do Twitter. O motivo da discórdia é uma foto postada pelo chef Carlos Bertolazzi (Zena Caffè). O apresentador do reality culinário Cozinha sob Pressão enfiou o pé no caramelo ao questionar se o bolo  de churros, encontrado em rede como Cecília […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 22h59 - Publicado em 28 nov 2014, 18h34
Bolo da Madre churros lateral

Na loja Bolo da Madre: em estilo caseiro com uma avalanche de doce de leite por cima (Fotos: Adriano Conter)

Desde ontem, uma falsa e adocicada polêmica tem ocupado os usuários do Facebook e do Twitter. O motivo da discórdia é uma foto postada pelo chef Carlos Bertolazzi (Zena Caffè). O apresentador do reality culinário Cozinha sob Pressão enfiou o pé no caramelo ao questionar se o bolo  de churros, encontrado em rede como Cecília e Madre, é legítimo – as duas redes disputam a primaria de ter “inventado” o doce. Para Bertolazzi, não passa de um bolo de canela com doce de leite. “Acho que deveria ao menos lembrar churros”, protesta.

+ Os MasterChefs Mohamad, Bianca e Martin cozinham com Bel Coelho
+ A vida dos MasterChefs Elisa, Mohamad e Estefano além da TV

+ Esfano Zaquini depois da saída do MasterChef

Explico. O bolo de churros não tem aquela massa frita que caracteriza a guloseima de origem espanhola. É feito com qualquer bolo caseiro, só que perfumado com abundância de canela. Por cima, vai doce de leite com o desenho que lembra as ranhuras do churros.

Pensado dessa forma, Bertolazzi está coberto de açúcar, ops!, razão até o topo da cabeleira loura.

Continua após a publicidade
A guloseima vista de cima: calorias sem fim

A guloseima vista de cima: calorias sem fim

Para fugir de qualquer dúvida, testei a versão feita pela unidade da Bolo da Madre, na Vila Madalena – só nessa loja inaugurada em 8 de outubro foram vendidos 1042 bolos no primeiro mês na contabilidade dos proprietários. A gulodice entupida de calorias tem uma massa macia e muito saborosa. Vai bem com um cafezinho preto, coado e sem açúcar, de preferência. Na cobertura, vai um doce de leite meio sem graça, mas com uma doçura de quase trincar os dentes. Inteiro, custa R$ 25,00 e, para quem gosta, vai bem no lanche da tarde. E nada de entregar pra Deus os efeitos deletérios na cintura. Prepare-se para dias de muita malhação para se livrar desses excessos açucarados.

+ Receita de bolo brigadeiro sem leite condensado
+ Receita: tiramisu original. É  bico!
+ Receita: cheesecake de Nutella

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.