Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Paulistanos faturam prêmio de 40 mil dólares com sementes ‘milagrosas’

Projeto venceu disputa nos Estados Unidos com técnica de adubação natural

Por Humberto Abdo Atualizado em 24 set 2021, 12h45 - Publicado em 24 set 2021, 06h00

Três paulistanos comemoram o prêmio de 40 000 dólares conquistado em uma disputa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A Folio, um banco de sementes para a adubação sem produtos químicos, foi a iniciativa escolhida pelo concurso MIT Solve.

“O objetivo é pôr nossa rede de agricultores em contato com essas sementes, que fornecemos no modelo open source, livres para distribuir a outros profissionais”, explica Luis Barbieri, um dos sócios da Raiar Orgânicos, que assina o projeto. A ideia foi desenvolvida a partir de uma tecnologia que fixa o nitrogênio no solo por meio das sementes.

Além de aplicar o valor do prêmio na novidade, eles planejam chegar ao mercado em 2022 com a venda de ovos orgânicos. Hoje a maioria dos seus produtores trabalha em São Paulo. “Todos são muito acolhedores, servem um cafezinho bom, nunca passo fome e como o dobro do que deveria ao visitá- los. O problema é quando oferecem uma cachaça a mais e tenho que recusar para seguir viagem”, diverte-se.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2021, edição nº 2757

  • Continua após a publicidade
    Publicidade