Imagem Blog

Em Terapia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Cheixas
Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole.
Continua após publicidade

Agressivo na internet? Tem algo errado com você

É comum a ocorrência de agressões e ofensas nas redes sociais, principalmente por meio de comentários em postagens diversas (colunas, textos de blogs, notícias, etc.). Alguns internautas abrem mão da argumentação (ou não têm capacidade para elaborá-la) e utilizam a ofensa para criticar o outro. Há também quem até argumente mas, no meio da escrita, insira […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 13h18 - Publicado em 3 fev 2016, 18h36

internet (1)

É comum a ocorrência de agressões e ofensas nas redes sociais, principalmente por meio de comentários em postagens diversas (colunas, textos de blogs, notícias, etc.). Alguns internautas abrem mão da argumentação (ou não têm capacidade para elaborá-la) e utilizam a ofensa para criticar o outro. Há também quem até argumente mas, no meio da escrita, insira ofensas que em nada são úteis para sustentar seu ponto de vista.

+ Quero vencer a depressão mas minha família me atrapalha

Por que isso ocorre? Esta pergunta, na verdade, pode ser feita em dois diferentes níveis de abrangência. Então, ela pode ser feita duas vezes com duas respostas independentes: o porquê imediato, que tem a ver com o ambiente da internet, e o porquê mais profundo, que tem a ver com a pessoa que se comporta de maneira agressiva na rede.

Continua após a publicidade

Razão imediata para a agressividade na internet: o ambiente virtual

No primeiro nível, o mais imediato, a agressividade ocorre porque em discussões na rede a personificação dos interlocutores é menos concreta do que em interações nas quais as pessoas se encontram pessoalmente. No ambiente virtual você pode escrever algo ofensivo que sequer será lido pelo alvo da grosseria ou, mesmo se lido, não produzirá um encontro face a face. Ainda que a atitude seja repreendida por outros, provavelmente não haverá maiores consequências.

É um processo parecido com o que ocorre no trânsito. O carro oculta a troca social e, portanto, dificulta o estabelecimento da empatia. É lata contra lata. Escondidos dentro das armaduras motorizadas, os motoristas estão aptos a exercer seu papel de gladiadores. Ao mínimo deslize do outro, toda a raiva emerge. Já vi casos de brigas corporais no trânsito nas quais, após o apaziguamento, os envolvidos ficaram constrangidos ao perceber o quão estúpidos e descontrolados foram na situação.

Continua após a publicidade

A raiva saiu do controle e a pessoa parou de pensar. Agiu por impulso. E esse momento de constrangimento posterior ocorre justamente porque há uma interação social concreta. Há olhares de reprovação e perplexidade, há alguém ferido… É o momento em que a pessoa volta a si. Pois bem, esse constrangimento é mais raro na internet. Se no trânsito o anonimato promotor da agressividade é interrompido quando os motoristas saem de seus carros, na internet isso é menos provável, uma vez que o outro é alguém distante, que pode estar em qualquer lugar do planeta. Praticamente uma abstração.

Agora, saber que o ambiente virtual dificulta o estabelecimento de empatia não é suficiente para entender o fenômeno completamente. Isso porque nem todas as pessoas são agressivas e rudes ao escrever comentários na internet. Então a pergunta de por que razão isso acontece se desloca para um nível diferente e se transforma em outra pergunta. Por que alguns indivíduos são agressivos ao se manifestar na internet e outros não?

Razão principal para a agressividade na internet: o indivíduo em situação de angústia

Um crivo essencial para entender o comportamento dos outros e o seu próprio em qualquer situação vem da biologia, que nos ensinou que a agressividade jamais é manifestada por um indivíduo que está bem adaptado ao ambiente e com todas as suas necessidades supridas. A agressividade é fruto da raiva e ocorre como uma reação natural de defesa do indivíduo a algum tipo de desconforto ou ameaça. Na natureza, a agressividade pode ser desencadeada por um predador ou por algum tipo de privação (de sono ou de alimento, por exemplo).

Na vida em sociedade, as situações de ameaça e privação não se limitam às condições mais primárias mas também abrangem situações complexas e subjetivas de sofrimento. E, pior, nesses casos a expressão da raiva nem sempre ocorre de maneira natural. As pessoas são muitas vezes obrigadas a conter sua raiva na situação que a gerou. Às vezes, têm de engolir uma postura grosseira de um chefe ou saber se conter diante de uma injustiça.

+ Enfrentando o medo de falar em público em oito passos

O problema com este tipo de situação é que em algum momento aquela raiva rompe em agressividade em outras situações que não aquela que gerou o problema. E quando o stress causado pela privação e pela ameaça é constante e gera uma condição crônica de raiva, o indivíduo passa a mostrar-se agressivo em vários contextos: na família, no trânsito ou… na internet, ambiente onde a expressão da raiva não trará maiores consequências. Então não é qualquer pessoa que se expressa de forma agressiva na internet, só aquelas que não estão bem.

Assim, as causas para a agressividade grosseira na internet podem ser baixa autoestima, dificuldade em lidar com frustrações, ser alvo de violência no passado e/ou no presente. O problema de descarregar na internet é que, embora você possa sentir um alívio momentâneo para sua angústia ao ofender alguém, logo a raiva volta.

Agressividade na internet (e em qualquer contexto) é sinal de que algo não vai bem. Verdade que em algumas situações a expressão da raiva é essencial (portanto, compreensível) diante de uma situação opressora mas, na maioria das vezes, a emergência da agressividade só mostra para a pessoa que algo não vai bem e que algo deve ser feito a respeito.

Continua após a publicidade

O que fazer?

Depende de que lado você está. Se você é a pessoa que tem sido agressiva e grosseira na internet, é hora de olhar para o que não está bem na sua vida. E não adianta dizer que este é o seu jeito porque não existe agressividade sem que haja uma situação de ameaça ou privação, ainda que de natureza subjetiva. Se ser agressivo e grosseiro é mesmo o seu jeito, você tem um transtorno de personalidade. Agora, se a causa de sua grosseria na rede é porque há uma situação efetiva de opressão ou angústia, você precisa direcionar sua agressividade para a efetiva resolução do problema. Se não for possível, significa que você precisa de ajuda.

Agora, se você é o alvo da agressão e ofensas dos outros, não faça nada. Já faz algum tempo que observo o comportamento agressivo de leitores na internet. Em outras páginas, eu sempre evitei participar de discussões improdutivas mas confesso que aqui às vezes é irresistível responder a alguns leitores. De um modo geral, os comentários sobre os textos que escrevo são construtivos. Aprendo e procuro mudar minha escrita a partir de algumas críticas que leio aqui e também com os elogios. Mas algumas vezes aparecem alguns comentários ofensivos.

Continua após a publicidade

Na maior parte das vezes eu me divirto (lembro-me de uma senhora que escreveu: “Sua mãe devia ter esquecido você dentro do carro quando você era criança!”). Quando resolvo responder, percebo que, de modo geral, o tom ofensivo desaparece e a pessoa procura explicar melhor seu ponto de vista (?). Isso reforça o aspecto colocado antes de que a ausência de personificação no mundo on-line estimula a agressividade. Assim, quando respondo a um comentário, trago uma presença minimamente concreta de mim para a discussão e isso acaba por constranger o agressor.

Mas o melhor mesmo é não responder a esses comentários porque a resposta acaba reforçando o padrão agressivo do outro por ter encontrado acolhida para sua raiva ao ver seu comentário respondido e isso deixa a pessoa mais longe de procurar ajuda para seu sofrimento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.