Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Notas Etílicas Por Saulo Yassuda Dicas, novidades e observações do mundo dos bares e das bebidas

Sem festas juninas, público pode tomar quentão em bares

Fiz uma seleção de quatro endereços que servem a bebida típica feita com cachaça

Por Saulo Yassuda Atualizado em 24 jun 2021, 15h59 - Publicado em 24 jun 2021, 15h27

Pinga, açúcar e uma série de temperos. A fórmula do quentão é simples, mas não é muita gente se arrisca a fazer em casa. Mais fácil tomar nas festas juninas, não é mesmo? Mas como fazer em um ano escasso de arraiás, por conta da pandemia? Bares têm cumprido bem essa função de fornecedores do elixir caipira.

O Térreo Bar, vencedor do prêmio Bom e Barato em COMER & BEBER 2020, é um deles. Na quinta passada (17), provei a bebida, que havia acabado de ser preparada. A noite estava gelada, mas mesmo assim preferi sentar na área externa, mais arejada — e também mais fria –, em frente ao Largo do Arouche.

View this post on Instagram

A post shared by Saulo Yassuda (@sauloyassuda)

O quentão, que sai por 27 reais, me aqueceu bem. Feito com cachaça Pitu, a mistura estava bem açucarada e com um gostinho das especiarias muito bom. Levava cravo e um pouquinho de anis, além de gengibre e cítricos. Para acompanhar, pedi um buraco quente (22 reais), pão crocante recheado de carne moída, apetitoso. Essas opções fazem parte do menu junino, em cartaz presencialmente e por delivery até o começo de julho.

Copo de vidro com quentão sobre mesa de bar da Brahma.
Quentão do Boteco Paramount: adornado com um chapeuzinho SY/Veja SP

No Boteco Paramount, em Pinheiros, uma seleção de comes e bebes juninas também está disponível, até o fim do mês. Menos doce que o do Térreo, a versão da casa dava um atraente ardor na garganta por causa do gengibre e um toque amarguinho também. Veio com um simpático minichapéu de palha enfeitando a caneca. O preço é ótimo, 12 reais, apenas no salão ou para viagem. (Ano passado, dei a receita do quentão do bartender Netinho, sócio da casa, aqui.) O Majestic, bar irmão que fica na Vila Madalena, serve a mesma bebida pelo mesmo preço.

Copo de quentão do Locale Caffè à frente de palha e ao lado de gengibre e paus de canela.
Versão do Locale Caffè: só até o dia 27 Divulgação/Divulgação

Com ambiente mais arrumadinho, o Locale Caffè, onde o bartender Márcio Silva lançou uma carta de coquetéis (amanhã, escrevo sobre a novidade na Vejinha), há quentão também, disponível só até o domingo (27). É temperado com gengibre, cravo, canela e cardamomo. Só a cachaça que permaneceu um mistério — não souberem me dizer qual é. O preço é 20 reais e dá para retirar e levar para casa.

Continua após a publicidade

Térreo Bar. Largo do Arouche, 77, centro, tel. 98935-3597.

Boteco Paramount. Rua dos Pinheiros, 1179, Pinheiros. tel. 3819-0240.

Majestic Drinks. Rua Delfina, 130, Vila Madalena, tel. 3031-3745.

Locale Caffè. Rua Manuel Guedes, 349, Itaim Bibi, tel. 94140-4371.

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Tem alguma novidade para me enviar? Meu e-mail é saulo.yassuda@abril.com.br

Também estou no Instagram: @sauloyassuda

E, olha só, voltei ao Twitter: @sauloy

Continua após a publicidade
Publicidade