Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Notas Etílicas Por Saulo Yassuda Dicas, novidades e observações do mundo dos bares e das bebidas

Encontro on-line discute diversidade no mundo das bebidas

O bartender Thomas Souza recebe colegas como Chula Barmaid e Talita Simões para falar sobre mercado de trabalho para pessoas LGBTQIA+

Por Saulo Yassuda Atualizado em 28 jun 2021, 18h41 - Publicado em 28 jun 2021, 18h33

Diversidade. Está aí um tema que quero ver cada vez mais discutido no mundo etílico. E, bonito de ver, o site Mixology News que abriu discussões ao redor do movimento LGBTQIA+, com lives e publicações de conteúdo na semana passada. Nesta segunda (28), a programação será coroada com um webinar pelo YouTube (mixologynews), o Diversidade na Coquetelaria.

A discussão com profissionais do ramo etílico vai falar sobre o momento da comunidade no mercado de trabalho. Será dividida em três blocos. O primeiro, entre 19h30 e 20h, trará a veterana consultora Talita Simões junto de Giselle Salviano e Wanderson Sá, todos de São Paulo. A partir da 20h,  João Morandi (Pernambuco), Pâmela Lopes (Santa Catarina) e Dudah Bonatto (São Paulo) entram em cena. O último bloco, às 20h30, terá Romero Britto (não é o artista plástico, mas um profissional do Paraná), Thomas Ramos (Maranhão) e a argentina Chula Barmaid, que está se despedindo de São Paulo.

A mediação será feita pelo bartender mineiro Thomas Souza, atualmente baseado em São Paulo. “Hoje existe um pouco mais de aceitação e permissividade das pessoas com a diversidade”, observa o ativista. “Sinto essa mudança, sim, comigo mesmo. É um pouco morosa, mas existe.” 

E continua. “Já enfrentei vários ‘nãos’ e portas fechadas, por parte dos empregadores”, descreve. “Por ser negro, gay, gordo, fora dos padrões, sou um conjunto que pode ser um pouco ‘assustador para algumas pessoas, mas isso tem mudado”. Padrões físicos que não sejam o do saradão das coqueteleiras reforçam o preconceito. O profissional aponta ainda que “tem muito bartender que esconde, sim, a orientação sexual” para se adaptar ao mercado. Que isso mude. E em breve.

Continua após a publicidade
Publicidade