Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Saulo Yassuda
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha desde 2014. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Barouche, no centro, encerra as atividades neste sábado (27)

De acordo com os proprietários, as novas regras da prefeitura para o uso de calçadas torna a operação inviável

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h12 - Publicado em 26 jul 2019, 20h15

O Largo do Arouche, que parece viver uma fase de efervescência com a abertura de novos estabelecimentos, teve duas baixas. A primeira foi a suspensão das obras de intervenção urbana que rolavam por lá. A segunda é o fim do Barouche, um dos bares mais bacanas da área. A casa vai servir o último coquetel no sábado (27).

Depois da inauguração em 2016, outros endereços de pegada moderna foram surgindo na charmosa pracinha, entre eles a pizzaria Firmina Central, a balada Sputnik e, mais recentemente, o bar Térreo.

O  espaço antiguinho do Barouche tem 30 metros quadrados e quatro mesas. A maioria do público curte mesmo é beber um drinque em um dos lugares espalhados pela calçada. Mora aí o problema. De acordo com os sócios, a decisão do encerramento se deve às novas regras da prefeitura para o uso dessa área externa, o que tornaria a operação inviável.

O salão: poucos lugares internos (Reinaldo Canato/Veja SP)

Em um decreto publicado no início do mês, o prefeito Bruno Covas regulamenta a Lei 12.002/1996 sobre o uso da calçada por bares, restaurantes e lanchonetes. Institui-se que os estabelecimentos terão de pagar uma taxa anual que corresponde a 10% do valor do metro quadrado do terreno multiplicado pela área ocupada. A taxa mínima será de R$ 3 600,00 reais por ano. Continuam valendo regras como um espaço mínimo de 1,1 metros para a passagem de pedestres.

“Essa mudança impacta o Barouche tanto no funcionamento quanto no sentido financeiro, pois encarece bastante a operação”, explica o sócio Paulo Velasco. “Não descartamos a hipótese de retornarmos em novo endereço ou em outro formato no mesmo imóvel. Estamos repensando o negócio”, afirma. A unidade Barouche Pipoca, no Cinesala, em Pinheiros, continua a funcionar normalmente.

Continua após a publicidade

Conversei com donos de bares de diferentes zonas da cidade, e a nova cobrança parece ainda não estar muito bem explicada. Muitos deles não têm ideia ainda de quanto vão pagar.

Leia o comunicado do Barouche:

Com o decreto da Prefeitura que estabelece novas regras para uso de calçadas em São Paulo, nossa operação no Arouche tornou-se inviável. É com muita tristeza que anunciamos que as atividades do bar serão encerradas neste sábado, dia 27/07.

Agradecemos à nossa equipe e a todos os clientes que, nestes últimos anos, nos ajudaram a dar brilho a uma das calçadas mais gostosas da cidade.

Em breve deveremos ter novidades. Enquanto isso, vocês podem nos visitar na Cinesala, nossa operação lá continuará funcionando normalmente.

Continua após a publicidade

Quer mais dicas? Siga minhas novidades no Instagram @sauloy.

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha. É só clicar aqui.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.