Masp prepara novidade para exposição Acervo Em Transformação
Mostra, de caráter permanente, conta com obras expostas nos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi
A exposição Acervo Em Transformação, em cartaz no Masp, terá a partir do dia 14 de novembro uma nova integrante. Trata-se de uma obra da artista mineira Sonia Gomes.
A inserção do trabalho de Sonia chama atenção, porque na mostra as obras são expostas nos cavaletes de cristal, criados pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).
Os suportes, compostos por uma base de concreto e duas lâminas de vidro, normalmente recebem trabalhos bidimensionais, como pinturas.
No mesmo dia em que a artista mineira estreia em Acervo Em Transformação, ela também abre uma mostra individual no Masp, chamada Sonia Gomes: Ainda assim me levanto.
A exposição, cujo nome remete a um poema da escritora e ativista americana Maya Angelou, traz 28 trabalhos comissionados, distribuídos entre o museu na Avenida Paulista e a Casa de Vidro, outro projeto icônico de Lina, localizado na região do Morumbi.
Na construção da Zona Oeste, a curadora da mostra, Amanda Carneiro, conta que Sonia teve um grande desafio: exibir suas obras sem colocar sequer um prego na parede ou no teto. “Foi um desafio lidar com a arquitetura da Casa”, afirma Amanda que adianta que galhos e troncos foram utilizados nos trabalhos.





