Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Caetano toca as estrelas em poema de Augusto de Campos

Vídeo é exibido nesta sexta (29) no site da galeria Luciana Brito

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 Maio 2020, 06h00

Nesta sexta (29), a galeria Luciana Brito apresenta em seu site o vídeo O Pulsar (1985), do poeta paulistano Augusto de Campos, um dos grandes nomes da poesia concreta. Trata-se de um curta-metragem, com pouco mais de um minuto de duração, e declamação do cantor baiano Caetano Veloso.

Em um fundo de cor preta, as palavras aparecem e somem delicadamente. Vogais são substituídas por estrelas, que se movimentam em um céu singelo. Ao final da dança de versos e sons, vemos a imagem-poema na tela.

O encontro artístico entre Caetano e Augusto neste trabalho é eco de um relacionamento antigo, rememorado em um texto do professor de literatura Charles Perrone. De acordo com o estudioso, o paulistano e o baiano deram o primeiro aperto de mão em 1968, depois do III Festival internacional da Canção. Cada qual em sua área, ambos tocavam uma revolução cultural, repensando a função da palavra, sua relação com a imagem, além das experimentações com o ritmo, que incluíam um mergulho na cultura brasileira. o resultado é deslumbrante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.