Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Restaurante Président, do chef Erick Jacquin, é interditado

No primeiro fim de semana de autorização de abertura para o jantar, casa francesa descumpre horário e é lacrada por fiscais da prefeitura

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h23 - Publicado em 12 ago 2020, 19h08

Autorizados a funcionar também no jantar desde o dia 6 de agosto, os restaurantes da capital têm de cumprir rígidos protocolos para operar. Um desses regramentos determina justamente o horário de funcionamento, limitado às 22h. Só no último fim de semana, foram autuados e lacrados 79 estabelecimentos em vários bairros da capital pela Secretaria das Subprefeituras.

Na região da Subprefeitura de Pinheiros, estavam quatro dessas casas. Os lugares não foram divulgados. “Não informamos os nomes dos locais. Orientação da procuradoria do município”, assegurou o secretário das Subprefeituras Alexandre Modonezi. “Quando questionados confirmamos ou não.” A única exceção que veio a público foi o restaurante Président, do chef Erick Jacquin, conhecido nacionalmente como jurado do programa MasterChef Brasil, no ar pela Band.

O endereço francês na região dos Jardins, embora cumprisse as regras de distanciamento entre as mesas, seguisse as rígidas normas de higiene e observasse os cuidados como máscaras e protetores faciais para a brigada, sofreu a penalidade por estar aberto às 22h39 do dia 8, o último sábado. A multa é de 9.231,65 reais para cada 250 metros quadrados, como informa o órgão responsável pela fiscalização. “É desrespeito ao decreto sanitário, que prevê que tenha a multa e a interdição imediata. Precisamos sanar o que está acontecendo naquele momento”, explica o secretário.

Fachada lacrada: estabelecimento ainda permanece de portas fechadas (Reprodução CNN Brasil/Divulgação)

Tentei contato com o chef Jacquin para saber qual o valor aplicado ao estabelecimento e quando seria a reabertura, mas não obtive resposta até o fechamento desta nota. “O intuito é não prejudicar ninguém. Consultado por telefone, o estabelecimento ainda não tem a data de reabertura. O retorno tem sido rápido, no máximo em quatro dias”, garante Modonezi.

Continua após a publicidade

O número de estabelecimentos a desrespeitar a lei e sofrer penalidades até o momento é expressivo. No total, houve a interdição de 559 endereços desde o início da quarentena – 319 deles foram fechados depois da reabertura um mês atrás, em grande parte, por operarem fora do horário permitido. A maioria concentra-se nas Subprefeituras de Sé, São Mateus, Pirituba/Jaraguá, Guaianases, Freguesia do Ó e Aricanduva.

Além do restaurante Président, as estatísticas incluem o bar Espírito Santo, no Itaim Bibi, multado e interditado na segunda (10). O motivo? Colocar mesas na calçada, de acordo com a Secretaria Municipal das Subprefeituras. O estabelecimento já voltou a operar normalmente.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Continua após a publicidade

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.