Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Paola Carosella abre a 13ª unidade da La Guapa Empanadas Artesanais

Em um shopping, a filial tem receitas da cozinheira que deixou o 'MasterChef' para se dedicar ao YouTube e que nega negociações para ir para o GNT

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 22 jan 2021, 13h50 - Publicado em 22 jan 2021, 13h48

A expansão da rede La Guapa Empanadas Artesanais não para. Só com recursos próprios, a dupla original de fundadores, Paola Carosella (recém-saída por vontade própria do posto de jurada do MasterChef Brasil) e Benny Goldenberg, chegou a ter 12 lojas. Agora, a multiplicação das unidades será ainda maior.

O motivo é uma profissionalização ainda maior do negócio com a participação de uma nova sócia, a gestora private equity Concept Investimentos, de Rafael Pilotto Gonçalez, Gabriel Awad e André Carpinetti. Para fazer a parceria, a investidora fez um aporte de 50 milhões de reais, como informou a revista Exame de outubro de 2020.

Neste momento, são cinco os participantes do conselho de administração da empresa (todos os citados). Com faturamento de 2020 na casa de 22 milhões de ­reais apesar dos cruéis efeitos da pandemia, esse é o que se pode chamar de negócio das empanadas de ouro. Explica-se: a cifra polpuda representa um crescimento de quase 40% em relação a 2019, ano que fechou o balanço em 16 milhões de reais

Nesta sexta (22), a La Guapa leva sua marca para o Shopping Jardim Sul. É a inauguração oficial da 13ª filial da rede — as duas anteriores foram do Tatuapé (clique aqui para ler) e do Shopping Cidade Jardim. Para dar conta do número expressivo de endereços, a cozinha central na Vila Leopoldina está preparada para uma superprodução: 400 000 empanadas a cada mês.

Em todos os endereços, cada empanada custa 8,30 reais. A chamada de mineira tem massa de quinoa e azeite de oliva com recheio de ora-pro-nóbis, taioba, ricota e ovo cozido e a clássica salteña leva no interior carne temperada com cominho, ovo, azeitona e batata cozida.

Nova unidade da marca de empanadas: no Shopping Jardim Sul
Nova unidade da marca de empanadas: no Shopping Jardim Sul Divulgação/Divulgação

O processo de crescimento com os novos investidores tem a meta ambiciosa de abrir uma loja própria a cada mês. A próxima, que deve estar funcionando em fevereiro, ficará em Santana, mais precisamente na movimentada Avenida Brás Leme, onde pipocam hamburguerias e restaurantes. Em cinco anos, a La Guapa prevê ocupar 80 endereços, parte deles fora da capital paulista.

YouTube e TV paga

Diva pop do reality de maior sucesso da TV brasileira (embora a temporada de 2020 tenha sido alvo de muitas críticas), Carosella deixou o MasterChef Brasil para voltar a alçar os próprios projetos, desta vez respaldada apenas com o fenômeno do Instagram (4,3 milhões de seguidores) e também em seu canal do YouTube, no qual tem 724 000 inscritos. Nesta última plataforma, conta com a consultoria de Felipe Neto. No vídeo que foi ao ar em 16 de janeiro, ela ensina justamente Neto a fritar um ovo.

Continua após a publicidade

Como se trata da chef engajada em algumas causas, explicar essa tarefa tão comezinha se torna um tratado sobre a vida das galinhas felizes, de ovos de clara mole e branca, de ovos tostados… Enfim, um compêndio sobre o tema que se estende por quase 11 minutos. O que poderia ser um tédio para muitos, revela-se um acerto. O programa tem mais de 937 000 visualizações. Carosella é garantia de cifras milionárias.

E não é tudo. A colunista Patrícia Kogut, de O Globo, garante que a chef está em tratativa para ter um programa no canal pago GNT. “O pessoal é criativo. Zero negociações. Eu que faço, pô”, nega o Goldenberg, que também é agente da sócia. “Não tem nada, a última conversa que tivemos com GNT foi um café há uns 2 anos para bater papo.” Certamente, 2021 é e será o ano das mudanças para Paola Carosella.

La Guapa Empanadas Artesnais
Shopping Jardim de Sul. Mais doze endereços.
10h/22h (dom. a partir 12h).

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

  • Continua após a publicidade
    Publicidade