Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Minha primeira buchada

Em vídeo: a experiência com o prato nordestino da japonesa Chihiro Fukushima, que veio fazer curso de receitas brasileiras com Carlos Ribeiro, do Na Cozinha

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 mar 2019, 16h16 - Publicado em 24 jun 2011, 23h50
Chihiro: pronta para provar o prato nordestino (Foto: Arnaldo Lorençato)Chihiro: pronta para provar o prato nordestino (Foto: Arnaldo Lorençato)

No início de abril, Chihiro Fukushima desembarcou na cidade para fazer um curso de receitas brasileiras com Carlos Ribeiro, chef e dono do Na Cozinha.

A cozinheira – sim, ela não se considera chef – e estudante de culinária descobriu a comida do Brasil no Japão com amigos dekassegui (brasileiros que moram lá para trabalhar). Por isso, fez sua primeira viagem a São Paulo em 2009. Um ano antes, ela havia se matriculado em um curso de português no Japão. Por isso, fala nossa língua com fluência.

Descobri por Ribeiro que Chihiro é fã de pratos marcantes como dobradinha e que a moça tinha curiosidade de provar buchada de bode (isso mesmo, buchada de bode). Aliás, ela iria até a Paraíba para experimentar o prato. Pensei: por que ir tão longe?

No último dia 18, um sábado, convidei Chihiro para conhecer o Galinhada do Bahia. Lá o rodízio de comida nordestina do sertão inclui uma vigorosa buchada aos fins de semana. Baixamos do lado do Estádio do Canindé, onde pagamos 60 reais por pessoa pela refeição de sabor agreste. Só que em vez de bode, o cozinheiro e dono do restaurante, Raimundo Souza, tem usado bucho e miúdos de carneiro na receita.

Continua após a publicidade

Também preparei uma surpresa etílica para a minha convidada. Como o prato nacional da Escócia é o haggis — que em português significa buchada de carneiro —, pesquisei com que tipo de vinho os escoceses harmonizam sua iguaria número 1.

Ganharam os tintos do Novo Mundo da uva syrah. Levei de casa o sul-africano Wolftrap 2005, corte de syrah, cinsault, mourvèdre, viognier. Propus a Chihiro provar o prato com uísque, como também fazem os escoceses. Não, não me esqueci das paixões nacionais: cachaça e cerveja.

A cozinheira aprovou a cachaça Serra Preta, produzida na Paraíba. Sobre o vinho, nem se fala. Adorou a combinação. Também agradou a cerveja. Ela disse que só não encararia novamente o uísque, também do meu acervo.

Continua após a publicidade

Bem, o que Chihiro achou da buchada você confere no vídeo abaixo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=YzQvTRJDAiQ?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Ribeiro, junto de Chihiro, fará um festival de cozinha brasileira com toques orientais de sábado (2) ao dia 9, sempre no jantar. Será oferecido o menu intitulado Paraíba do Mar ao Sertão, a 85 reais por pessoa só por reserva. E terá até minibuchada de bode de entrada. Aliás, trazida diretamente da Paraíba, onde está Chihiro agora. Confira aqui o menu completo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.