Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mesa de Cinema: evento on-line tem menu inspirado pelo filme ‘Tampopo’

O público pode acompanhar uma conversa sobre a produção japonesa de 1985 e apreciar pratos da chef Telma Shirashi

Por Arnaldo Lorençato, Saulo Yassuda Atualizado em 21 jul 2021, 11h42 - Publicado em 20 jul 2021, 14h59

Por Saulo Yassuda

Você provavelmente vai ter vontade de provar uma tigela de lámen após assistir a Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete. No filme japonês, a protagonista Tampopo tenta descobrir, com o auxílio de um misterioso caminhoneiro, a receita, aparentemente simples, da sopa de macarrão feita em restaurantes famosos.

Com esse mote, a comédia de Juzo Itami, lançada em 1985, é a atração a ser exibida no Mesa de Cinema, no sábado (24). A cada edição, o evento propõe um menu especial para ser consumido após se assistir à obra cinematográfica.

Foto aérea de mesa de madeira com potes de cerâmica com receitas preparadas pela chef Telma Shiraishi.
O cardápio do Aizomê: um diálogo com o cinema Divulgação/Divulgação

Na capital paulista, o cardápio é da chef Telma Shiraishi, do Aizomê. O menu inclui, entre as pedidas, o negui soba, macarrão tipo lámen em caldo temperado com shoyu, tiras de carne de porco salteadas com cebolinha e óleo de gergelim. (Veja o cardápio completo no fim do post.)

O Mesa de Cinema rola ao mesmo tempo em diferentes cidades. A chef Arika Messa responde pelo cardápio de Gramado, Canela e São Chico, no Rio Grande do Sul. Na capital Porto Alegre, Kenji Itakura e Raquel Dal Ri são os criadores do menu especial. Marcos Katsumi é o responsável pela refeição de Curitiba, e Felipe Melo, o chef do Vale dos Sinos.

A chef Telma Shiraishi sorrindo de braços cruzados em frente à parede de textura rendada.
A chef Telma Shiraishi: menu especial inspirado em filme Rubens Kato/Veja SP

O filme poderá ser assistido a partir das 17h — o acesso é enviado pela organização. Às 19h, haverá um bate-papo no YouTube com a chef Telma Shiraishi, o produtor cultural Jo Takahashi, o crítico de cinema Roger Lerina, a jornalista Rejane Martins e o editor sênior e titular deste blog  Arnaldo Lorençato. O jantar chegará na mesma tarde na residência de quem fizer o pedido, para ser provado depois da discussão.

+ O final da cinquentona Peixaria Mitsugi, um lugar descolado na Liberdade

Os ingressos, que dão acesso à película, ao debate e à comida, custam 150 reais na opção sem bebidas, e é possível adquirir pelo site Sympla. Vendas só até esta quarta (21).

 

Continua após a publicidade

Confira o menu completo servido em São Paulo:

Couvert – Batata chips ao curry

Entrada – Nikuman: pãozinho ao vapor recheado com carne e vegetais ao molho de gengibre

Principal – Negui soba: macarrão tipo rámen em caldo temperado com shoyu, coberto por tiras de carne de porco salteadas com cebolinha e óleo de gergelim

Sobremesa – Oshiruko: bolinho de arroz mochi em caldo doce de feijão-azuki

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

  • Continua após a publicidade
    Publicidade