Clique e assine por apenas 5,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

MasterChef: trio de semifinalistas enfrenta traquitanas modernas e caranguejo real

Desde a semana passada posso dizer sem medo de errar que os três participantes que estão na reta final do MasterChef cozinham bem acima da média. Aliás, inclusive a eliminada Luriana fazia bonito no forno e fogão. Isso leva à conclusão de que a prova de hoje será disputadíssima. + MasterChef: afinal, os participantes cozinham […]

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 26 fev 2017, 10h47 - Publicado em 16 ago 2016, 18h56
Reta final: trio de semifinalistas Bruna, Raquel e Leonardo

Reta final: trio de semifinalistas Bruna, Raquel e Leonardo

Desde a semana passada posso dizer sem medo de errar que os três participantes que estão na reta final do MasterChef cozinham bem acima da média. Aliás, inclusive a eliminada Luriana fazia bonito no forno e fogão. Isso leva à conclusão de que a prova de hoje será disputadíssima.

+ MasterChef: afinal, os participantes cozinham bem?

É difícil comentar o programa de hoje sem dar spoiler (isso não quer dizer revelar o vencedor, que não tenho ideia de quem seja). Mas vamos lá. A primeira prova é um desafio e tanto no quesito técnica.

Caixa-surpresa: traquinas de cozinha

Caixa-surpresa: traquinas de cozinha

Os concorrentes serão sorteados e, debaixo da caixa-surpresa, encontrarão um equipamento de cozinha usado por profissionais. Não são aparelhos simples,  e, sim geringonças, bem complicadas de operar pela primeira vez, e que o trio nunca teve nas mãos.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Assim, o grau de dificuldade será alto, mesmo que seja para preparar um prato de livre escolha. Eles serão obrigados a encarar a pistola de defumação (Leonardo), o termocirculador (Bruna) e o sifão (Raquel). Há bobagens como querer envolver pimenta numa nuvem de fumaça…

Jurados com Ana Paula Padrão: decisão de quem parte nesta noite

Jurados com Ana Paula Padrão: decisão de quem parte nesta noite

Só um dos participantes se salva. Do mezanino, ele observará os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) proporem a segunda prova da noite.

+ Em vídeo: as delícias portuguesas da Padaria da Esquina

Continua após a publicidade

Os remanescentes vão encarar um king crab, ou caranguejo-real, tratado assim devido ao seu tamanho gigante. É um ingrediente raro na mesa brasileira, uma vez que os melhores são encontrados no Oceano Pacífico. Em geral, são importados do Chile e do Alasca. Resta saber quem será derrubado pela pinça do crustáceo-rei. É hora de lançar a rede de palpites.

+ Alex Atala é retratado na nova temporada de Chef’s Table
+ Quiz: os melhores hambúrgueres de SP

Caderno de receitas:
+ Espaguete cacio e pepe, do chef Carlos Bertolazzi
+ Galette de ovo, presunto e emmental, do Sarrasin
+ Confit de pato com laranja, do La Casserole
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Veja os participantes e escolha para quem vai torcer:

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade
Publicidade