Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Festa da Achiropita, dedicada à cozinha italiana, começa neste sábado (3)

Surgida em homenagem à santa padroeira originária da cidade de Rossano, na Calábria, a tradicional comemoração chega à 93ª edição com 36 barracas de comida

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 3 Aug 2019, 13h59 - Publicado em 3 Aug 2019, 13h47

A partir deste sábado (3) até o primeiro domingo de setembro, um pedacinho do Bixiga, como é carinhosamente chamada uma parte do bairro da Bela Vista, será ocupado todos os finais de semana pela 93ª Festa de Nossa Senhora Achiropita. Criada no início do século XX por imigrantes italianos da Calábria oriundos da cidade de Rossano, a celebração costuma atrair milhares de visitantes interessados, principalmente, na comilança.

Durante o período festivo, trechos das ruas Treze de Maio, Doutor Luís Barreto e São Vicente dão espaço a 36 barracas dedicadas tanto aos pratos preparados por “mammas”, voluntárias italianas e descendentes, quanto a brincadeiras típicas de festas juninas como pescaria (8 reais).

Fricazza: espécie de pizza alta Divulgação/Divulgação

Para tranquilizar o apetite, multiplicam-se receitas como a fogazza (10 reais), um tipo de pastelão frito. De nome parecido, a fricazza (6 reais) é uma pizza de massa alta que tem um monte de fãs. Também não falta o antepasto de berinjela (16 reais).

Quem prefere ficar longe da muvuca que se forma ao ar livre, pode curtir a festa no salão da Paróquia Nossa Senhora da Achiropita. Nesse espaço fechado, é montada uma cantina com mesas numeradas, shows e pista de dança.

Continua após a publicidade

O preço ingresso, nesse caso, é de 110 reais aos sábados, quando se prova de um bufê à vontade. Nos dois primeiros domingos da festa, sai a 50 reais, e, nos três últimos, sobe para 60 reais. Nesse dia, o valor dá direito apenas a um prato de massa. E fique atento: os convites de acesso à parte interna da cantina Madonna Achiropita é feita somente forma antecipada, de terça à sexta, das 18h às 21h no próprio local.

Antepasto de berinjela: uma das atrações do cardápio Divulgação/Divulgação

O lucro obtido com o evento, que neste ano tem previsão de receber 25.000 pessoas a cada noite, é revertido para obras sociais mantidas pela paróquia.

93ª Festa Nossa Senhora da Achiropita
Rua 13 de Maio, 478, Bela Vista, tel. 3106-7235.
Externo: sábado, das 18h às 0h, e domingo, das 17h30 às 22h30.
Cantina: sábado, das 20h às 0h e domingo das 19h às 23h. Entrada: 50 reais ou  60 reais (domingo) e 110 (sábado). Vendas apenas antecipadas de terça à sexta, das 18h às 21h no local.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade