Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O premiado ChefVivi tem jantar especial nesta segunda (25)

Viviane Gonçalves, a chef do ano por VEJA SÃO PAULO Comer & Beber, recebe Ari Kespers, do bistrô Provence, para um menu a quatro mãos

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h25 - Publicado em 25 nov 2019, 11h46

Uma noite de dividir o fogão no ChefVivi, melhor restaurante de cozinha variada da capital por VEJA SÃO PAULO Comer & Beber 2019/2020. É o que propõe Viviane Gonçalves, ganhadora do título de chef do ano pela edição especial, nesta segunda (25). É quando  recebe Ari Kespers, titular do bistrô Provence. Juntos, eles servem um menu em seis etapas a partir das 20h.

Cada profissional elabora três pratos, um para cada etapa da refeição: entrada, prato principal e sobremesa. Para começar, o convidado faz truta defumada, maçã e coalhada seca com um mil-folhas de beterraba com vegetal da horta mantida em seu restaurante. A anfitriã prepara a combinação de fios de palmito pupunha e figo com mel ao molho de queijo parmesão.

 

Prato prinicipal: porquinho de leite com assado na lenha de Kespers (Marco Pinto/Divulgação)

Na sequência, Kespers é o responsável pela costela de porquinho de leite assada na lenha com a pele pururuca na companhia de purê de batata-doce roxa, picles de abacaxi, couve rasgada e rapadura. O prato principal de Viviane combina quirera com alho-poró, raízes no vapor, palmito, espinafre e acelga tostados.

Para a cota doce, o convidado dedica-se ao entremet de abacaxi com creme de coco, calda de capim-limão mais castanha-do-pará triturada com canela, cravo e pimenta-da-jamaica. A dona da casa vai de queijo figueira da Fazenda Atalaia com favo de mel.

Continua após a publicidade
Entremet de abacaxi com castanha-do-pará: sobremesa do convidado (Marco Pinto/Divulgação)

A ideia da reunião gastronômica começou a ser desenhada depois da cozinheira ter conhecido o restaurante de Kespers no fim de outubro. Na Serra da Mantiqueira, a dupla acabou elaborando um jantar exclusivo. Reencontram-se agora na capital paulista para trabalhar características semelhantes de seus cardápios, a sazonalidade e a valorização dos vegetais.

O menu sai por 198 reais e todo o lucro arrecadado será destinado à Sociedade Holística Humanitária de São José dos Campos, cidade de Viviane Gonçalves. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3031-0079 ou pelo site contato.site.

­­

ChefVivi
Rua Girassol, 833, Vila Madalena, tel. 3031-0079.
Segunda (25), as 20h.
Menu: 198 reais.

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.