Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

O premiado ChefVivi tem jantar especial nesta segunda (25)

Viviane Gonçalves, a chef do ano por VEJA SÃO PAULO Comer & Beber, recebe Ari Kespers, do bistrô Provence, para um menu a quatro mãos

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 25 nov 2019, 12h24 - Publicado em 25 nov 2019, 11h46

Uma noite de dividir o fogão no ChefVivi, melhor restaurante de cozinha variada da capital por VEJA SÃO PAULO Comer & Beber 2019/2020. É o que propõe Viviane Gonçalves, ganhadora do título de chef do ano pela edição especial, nesta segunda (25). É quando  recebe Ari Kespers, titular do bistrô Provence. Juntos, eles servem um menu em seis etapas a partir das 20h.

Cada profissional elabora três pratos, um para cada etapa da refeição: entrada, prato principal e sobremesa. Para começar, o convidado faz truta defumada, maçã e coalhada seca com um mil-folhas de beterraba com vegetal da horta mantida em seu restaurante. A anfitriã prepara a combinação de fios de palmito pupunha e figo com mel ao molho de queijo parmesão.

 

Prato prinicipal: porquinho de leite com assado na lenha de Kespers Marco Pinto/Divulgação

Na sequência, Kespers é o responsável pela costela de porquinho de leite assada na lenha com a pele pururuca na companhia de purê de batata-doce roxa, picles de abacaxi, couve rasgada e rapadura. O prato principal de Viviane combina quirera com alho-poró, raízes no vapor, palmito, espinafre e acelga tostados.

Para a cota doce, o convidado dedica-se ao entremet de abacaxi com creme de coco, calda de capim-limão mais castanha-do-pará triturada com canela, cravo e pimenta-da-jamaica. A dona da casa vai de queijo figueira da Fazenda Atalaia com favo de mel.

Entremet de abacaxi com castanha-do-pará: sobremesa do convidado Marco Pinto/Divulgação
Continua após a publicidade

A ideia da reunião gastronômica começou a ser desenhada depois da cozinheira ter conhecido o restaurante de Kespers no fim de outubro. Na Serra da Mantiqueira, a dupla acabou elaborando um jantar exclusivo. Reencontram-se agora na capital paulista para trabalhar características semelhantes de seus cardápios, a sazonalidade e a valorização dos vegetais.

O menu sai por 198 reais e todo o lucro arrecadado será destinado à Sociedade Holística Humanitária de São José dos Campos, cidade de Viviane Gonçalves. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3031-0079 ou pelo site contato.site.

­­

ChefVivi
Rua Girassol, 833, Vila Madalena, tel. 3031-0079.
Segunda (25), as 20h.
Menu: 198 reais.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Continua após a publicidade

Publicidade