Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ação solidária destina refeições a médicos e enfermeiros do InCor

Desde maio, produtora fotográfica arrecada com chefs e empresas café de manhã, almoço e jantar para profissionais do Instituto do Coração

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 29 jul 2020, 23h49 - Publicado em 25 jul 2020, 13h20

Semanas atrás, recebi uma mensagem de uma das produtoras de fotos e vídeos de culinária mais descoladas que conheço, a Mari Galante, da Bouquet Garni Conteúdo em Gastronomia. Ela não queria falar de nenhum projeto editorial que está desenvolvendo durante a pandemia do novo coronavírus, mas de uma ação solidária junto ao Instituto do Coração, o famoso InCor. Mari e a mãe, a foodstylist Tereza Galante, se propuseram a ajudar para que médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do hospital público passassem a ganhar três refeições diárias.

Esse trabalho voluntário não presencial teve início em maio. Desde então, a dupla tem conseguido com restaurantes, padarias e empresas a entrega de marmitas para alimentar a equipe, que recebe café da manhã, almoço e jantar.

Deli Garage: a padaria comandada por Fernanda Valdívia ofereceu ValdíviaValdíviacafé da manhã Divulgação/Divulgação

Os casos da Covid-19 afetam não só as vias respiratórias, como causam problemas no coração. Por isso, há, neste momento, seis alas em isolamento distribuídas em quatro andares do hospital para atender pessoas infectadas. “Os plantões desses médicos, enfermeiros e fisioterapeutas são longos e exaustivos e eles não podem sair do isolamento para não correr o risco de contaminar o restante do hospital”, diz Mari. “É um trabalho remoto em que estamos dispondo de nossos contatos com os restaurantes e amizades com os chefs de cozinha para fazer chegar aos profissionais de saúde refeições, que são também uma mensagem de carinho e apoio.”

No total, atualmente, são oferecidos 92 cafés da manhã, 92 almoços e 67 jantares de domingo a domingo. A mobilização de Mari e Tereza deve se estender até, pelo menos, fim de outubro. A partir de agosto, esse número deve chegar a perto de 120 refeições em cada período. “Anteriormente, os casos mais graves eram encaminhados ao Hospital das Clínicas e agora vão se manter no InCor. Por isso, houve a necessidade da criação de novas alas de isolamento, me relatou o doutor Felipe Gallego, cardiologista intensivista responsável pela equipe de combate à Covid-19 do InCor”, afirma Mari. “Precisarei dividir entre dois estabelecimentos por período, porque o número de pratos ficou muito alto. Mas, a ideia é que enquanto houver um único profissional da saúde em isolamento, daremos um jeito de continuar enviando as refeições.”

Não são só restaurantes, chefs e empresas ligadas à gastronomia que podem colaborar. As pessoas também podem fazer doações de ingredientes, itens de café da manhã, embalagens descartáveis e dinheiro para essa ação, além de poder ajudar diretamente o InCor via Nota Fiscal Paulista ao creditar o CNPJ da Fundação Zerbini: 50.664.053/0001-13.

Continua após a publicidade
O médico Felipe Gallego, coordenador da equipe de combate à Covid-19 do InCor: com Alex Gomes, recebendo as refeições oferecidas pelo Balaio IMS, de Rodrigo Oliveira, e com uma colega na ala de isolamento Divulgação/Divulgação

Confira os estabelecimentos, chefs e empresas que já participaram:

Aguzzo Cucina e Vino
Al Mahachi
Almanara
Amadeus
Arábia
Arimbá
Baccio di Latte
Baked Potato
Balaio IMS
Banana Verde
Banqueteria Nacional
Barcelona
Baronesa
Barú Marisqueria
Bella Paulista
A Bela Sintra
Bolinha Restaurante
Breno Lerner
Cafeteria Coffee Lab
Camelo Pizzaria
Carlos Pizza
Casal Pacheco Frutas
Cepa
CGDC Frutas
Chef confeiteiro Arthur Carrascoza
Chef Elisa Fernandes
Chef Lígia Karazawa
Chef Thais Marinho
Chef Viko Tangoda /Mesa Solidária
Chocolat du Jour
Confeiteira Débora Gikovate
Da Natu
De Lá do Pão
Deli Garage
Delícia de Perdizes
Dona Deôla
Dona Lucinha
Ecully
Escola Wilma Kövesi de Cozinha
Fabrique
Galpão de Eventos
Hospedaria
Hot Pork
IFood
Jesuíno Brilhante
Jiquitaia
Julice Boulangère
Kez Bagel & Café
Lapin
Le Jazz Brasserie
Madeleine Bakery
Marba Frigorifico
Marcha e Sai
Marie Marie Bakery
Martín Fierro
Mensa
Mesa III
Mestiço
1900 Pizzeria
Moma – Modern Mamma Osteria
Mondo Gastronômico
Muquifo
Nespresso
Nico Kietzmann Cozinha Criativa/Pastificio Primo
Padaria Lilóri
A Padeira
PAO – Padaria Artesanal Orgânica
Pâtisserie Mara Mello
Petí Gastronomia
Pettirosso Ristorante
Piselli
A Pizza da Mooca
Pizza d’A Queijaria
Pobre Juan
Pop Vegan
Pra Lá de Bom
Quinto Pecado
Ráscal
Riso e Ria
Rota do Acarajé
Sagrado Boulangerie
Salonu
A Torteria
Veridiana
Vica Pota
Vidaveg /Picme /Not Co /Saudável em casa
Vinheria Percussi
Vinícola Salton
Xandô
ZazáCakes

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Continua após a publicidade
Publicidade