5 lugares para comer fondue

Não tem como negar: comida também é moda. Os ciclos se sucedem na gastronomia como acontece com quase tudo. Anos atrás, quando eu ainda nem fazia crítica de restaurantes e tinha uns 20 anos, sair para comer fondue era o máximo. Todo mundo babava por provar o interior daquela panelinha com uma mescla de queijos […]

Fondue de camarão: especialidade do Era uma vez um chalezinho...

Fondue de camarão: especialidade do Era uma Vez um Chalezinho…

Não tem como negar: comida também é moda. Os ciclos se sucedem na gastronomia como acontece com quase tudo. Anos atrás, quando eu ainda nem fazia crítica de restaurantes e tinha uns 20 anos, sair para comer fondue era o máximo. Todo mundo babava por provar o interior daquela panelinha com uma mescla de queijos derretida com a ajuda do aguardente de cereja chamado kirsch.

Se hoje existe muita gente que torce o nariz para essa especialidade suíça – em especial os foodies –, basta bater um friozinho para que uma legião de fãs se manisfeste. Afinal, a fondue tem uma característica muito charmosa: é feita para partilhar e os casais adoram.

Fiz uma seleção de cinco endereços para quem quer entrar no clima cozinha alpina:

Fondue com pimenta do Bierquelle: para quem gosta de sabores picantes (Fotos: divulgação)

Fondue com pimenta do Bierquelle: para quem gosta de sabores picantes (Fotos: divulgação)

Bierquelle

Pertinho da Represa de Guarapiranga, esse endereço alemão com jeitão de chalé da Baviera tem sempre temperaturas mais anemas e ainda um pouco mais baixas que no restante da cidade durante o outono-inverno. Algumas das fogem do lugar-comum. A diabo põe para derreter  queijos gruyère e estepe com pimenta-verde e vinho branco (137,00 reais para dois). Dica esperta: de terça a quinta, as fondues têm 20% de desconto.

Receita clássica de queijo:  versão do chef Alain Poletto do Bistrot de Paris (Foto: Helena de Castro)

Receita clássica de queijo: versão do chef Alain Poletto do Bistrot de Paris (Foto: Helena de Castro)

Bistrot de Paris

Num dos cantinhos mais românticos da cidade, ao fundo de uma galeria comercial na Rua Augusta, o chef Alain Poletto recomenda a fondue au fromage originale arrosée au kirsch (76 reais). Ou seja, a clássica fondue suave dos queijos appenzeller, emmental, gruyère, vinho branco e kirsch.

Era uma Vez um Chalezinho

De origem mineira, essa casa especializada em fondues está longe de ser barata. Isso não impede que esteja sempre lotada. O público, formado basicamente por casais, parece não ser incomodar com as filas. Nas escolhas, há uma opção de camarão com oito molhos e torradas (224 reais para dois).

Florina_fondue

Florina: versão de queijo com tomate (Foto: Evelyn Muller)

Florina

Casa charmosa comandada por três mulheres: a suíça Rosalie Häfeli e suas filhas Cristina e Monica. Embora o cardápio tenha muitas opções de prato, basta as temperaturas caírem para que a clientela ataque as fondues. Uma delas lembra muito uma que provei em Genebra na primeira viagem que fiz à Europa. Vermelhinha, é uma mistura de queijos gruyère e emmental com tomate (125 reais para dois). Acompanham o pão de casca grossa, as batatinhas cozidas mais frios e picles de pepino e cebola. Para os fanáticos pela receita, há uma versão de sobremesa preparada com chocolate (79 reais para dois) na qual se mergulham biscoitinhos e frutas como carambola, abacaxi, kiwi, banana e morango.

 

Versão doce do Capim Santo: para servir com frutas como abacaxi  ou um macaron da mesma erva (Foto: Renata D'Almeida)

Versão doce do Capim Santo: para servir com frutas como abacaxi ou um macaron da mesma erva (Foto: Renata D’Almeida)

Receita do Capim Santo

+ Receita: fondue doce de capim-santo

Para fazer em casa, a chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, ensina uma receita preparada com capim-santo. Basta clicar aqui para entrar na página do doce. No restaurante, a sobremesa sai a 26 reais.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s