Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Yeran Garabedian Habib faz deliciosos pratos armênios no restaurante que leva seu nome

A proprietária do Yeran Culinária Armênia, em Santana, supervisiona pessoalmente a cozinha e atende os clientes com grande simpatia

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 3 set 2021, 11h07 - Publicado em 1 set 2021, 20h29

Quando chegou no Brasil com 19 anos, Yeran Garabedian Habib, jovem armênia nascida na Síria, achou que seria uma moça prendada que se dedicaria ao marido e aos filhos. Onze anos atrás, ela começou a testar receitas de família em jantares a porta fechadas, que fazia três vezes por semana na própria residência para amigos que traziam amigos.

Charutinhos de folha de uva em prato retangular de louça branca ao lado de coalhada sobre mesa de madeira.
Charutinho de folha de uva: servido com coalhada Clayton Vieira/Elo/Divulgação

A gentileza de Yeran, somada à qualidade da culinária feita por ela, se tornou um sucesso tão grande que em 2013 ela abriu o restaurante Yeran  em uma antiga residência de Santana, cercada de edifícios residenciais. Cozinheira para muito talheres, com enorme simpatia, ela mesma pode ser considerada o Achado Elo do lugar, que também chama a atenção pelos detalhes típicos da decoração com quadrinhos em que se leem passagens religiosas escritas em armênio.

Fachada do restaurante Yeran com azulejos em diferentes tonalidades de marrom.
Fachada do restaurante: instalado desde 2013 em Santana Clayton Vieira/Elo/Divulgação

Os pratos cheios de sabor, que lembram os da gastronomia árabe, são irresistíveis. Uma das pedidas mais saborosas é o charutinho de folha de uva com coalhada, que enfrenta a concorrência direta do quibe cru. Mas se lembre: são delícias de tempero armênio e não árabe!

Para saber mais sobre Achados Elo clique aqui.

Yeran
Rua Maria Curupaiti, 355, Santana, tel. 2971-0982.

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Continua após a publicidade

Publicidade