Receitas - doces

Receita de rosca de chocolate e nozes do Felipe Benjamin Abrahão

O jovem padeiro Felipe Benjamin Abrahão mostra o preparo da rosca de chocolate e nozes, fórmula aprendida com o avô, fundador da rede Benjamin Abrahão

Por: Marcela Besson - Atualizado em

 

Ingredientes

Massa

500g de farinha de trigo

100g de açúcar

100g de manteiga ou margarina

1 colher de (café) de sal

3 ovos

40g de fermento em barra

1 copo de água

1 pitada de vanilina ou baunilha líquida

Recheio de chocolate

200g de doce de leite

150g de leite condensado

250g de chocolate ao leite derretido

100g de nozes picada

80g de castanha de caju

30g de chocolate em pó

100g de pão-de-ló de chocolate

Creme de confeiteiro

500ml de leite

250g de açúcar

75g de farinha de trigo

4 gemas

1 pitada de baunilha líquida ou vanilina

Modo de preparo

Massa

Em uma superfície de mármore, faça uma esponja usando 50 gramas de farinha, o fermento e um pouco de água . Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, abra um círculo com a farinha e despeje essa esponja e os outros ingredientes no centro. Envolva-os à farinha, sempre de fora para dentro. Sove a massa durante 20 minutos. Quando estiver homogênea e macia, deixe-a descansar por mais 20 minutos para que cresça e dobre de tamanho.

Recheio de chocolate

Misture o pão-de-ló com o doce de leite. Acrescente o leite condensado e o chocolate derretido. Em seguida, junte as nozes e as castanhas. Por último, o chocolate em pó. Misture todos os ingredientes e leve para a geladeira até que fique bem consistente.

Creme de confeiteiro

Ferva o leite com metade do açúcar. À parte, bata as gemas com a outra metade do açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a farinha e continue batendo. Acrescente ao leite fervente e cozinhe até engrossar. Esfrie, junte a baunilha e reserve.

Montagem

Com um rolo, abra a massa em formato de retângulo e deixe-a com a espessura de um dedo. Unte 2/3 dela com manteiga. Dobre em três partes para folhear. Abra novamente a massa em retângulo e cubra 2/3 dela com o creme de confeiteiro e, por cima, o recheio de chocolate. Dobre em três partes. Corte em tiras. Em pares, trance a massa, feche a rosca e pincele com gema batida. Leve ao forno em temperatura média por 40 minutos.

Dificuldade: Médio

Rendimento: 4 roscas

Tempo: 2 horas

Sobre a Benjamin Abrahão - Mundo dos Pães

Símbolo do bairro de Higienópolis há vinte anos, a padaria campeã – pela quarta vez consecutiva – ganhou uma filial nos Jardins que ofuscou a matriz em quase tudo. Aberta em outubro de 2007, a nova casa consumiu um investimento de 2,9 milhões de reais. O resultado é um espaço mais moderno e funcional, que logo conquistou os moradores da região. São 250 metros quadrados, por onde se espalham o balcão de pães e doces, um café e uma agradável varanda no mezanino com capacidade para oitenta pessoas. Com apenas 22 anos, Felipe Benjamin Abrahão comanda os fornos da padaria aberta por seu avô Benjamin. Diariamente, são produzidos nas duas unidades cerca de cinqüenta tipos de pão.

Fonte: VEJA SÃO PAULO