Passeios

Programação de Verão em São Paulo 2014

Piscinas gratuitas, diárias em hotéis badalados, comidinhas, bares com cerveja bem gelada e outras opções para se refrescar durante o calor na cidade

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Piscina Sesc Belenzinho
Piscina Sesc Belenzinho (Foto: Pedro Vannucchi)

Com a temperatura batendo recorde na capital, chegeand a casa dos 36ºC, é tempo de aproveitar os programas da cidade ao ar livre. Para quem não pode pegar a estrada rumo às praias do Litoral Paulista, a capital oferece diversas alternativas para se refrescar e se divertir.  

As opções vão de piscinas públicas a day-use em hotéis badalados, como o  Hilton, que dispõe de área de lazer em seu 28º andar com uma vista privilegiada. Para quem gosta de pedalar, a ciclofaixa é uma atração agradável e sem custo. Vale também percorrer bons bares e restaurantes para saborear drinques e comidinhas preparados especialmente para esta época do ano. Confira nossas dicas e saia de casa.

PISCINAS DE GRAÇA OU A BAIXO CUSTO

  • Clubes e parques

A cidade tem 29 piscinas em centros esportivos municipais. Os equipamentos podem ser usados gratuitamente pela população que mora perto do local. Basta fazer uma carteirinha levando RG, uma foto 3x4, comprovante de residência e um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva.

Piscina Pacaembu
Piscina Pacaembu (Foto: Divulgação)

Entre as mais frequentadas estão a do Pacaembuutilizada também em competições. Além de se refrescarem na água, os frequentadores aproveitam a arquibancada para tomar um sol. Pouco requisitado, o Centro Esportivo Lapa, o Pelezão, tem um espaço para receber até 2 700 pessoas -e que em geral reúne pouco mais de 400 frequentadores.

Outros locais para dar um mergulhos estão no CE do Tatuapé, no Mané Garrincha, no Ibirapuera, e em Aricanduva. Os endereços podem ser encontrados no site oficial da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

Piscina Clube Piratininga
Piscina Clube Piratininga (Foto: gilbertoteles-1234)

Um dos poucos clubes privados que abrem seu espaço aquático para a população é o Piratininga, em Santa Cecília. O local tem piscinas semi-olímpica e infantil, onde os visitantes encontram guarda-sóis e cadeirões e contam com serviço de bar. O estabalecimento permite que os frequentadores levem comida e bebida de casa, exceto garrafas de vidro. A entrada varia de 20 a 40 reais e o exame médico custa 40 reais, válido por seis meses.

O Parque Ecológico do Tietê dispõe de três piscinas que abrem de quarta a domingo, das 9h às 16h. Para aproveitar o ambiente, os visitantes devem levar um documento original com foto para fazer uma a avaliação médica e carteirinha, ambas gratuitas.

  • Sescs

As onze unidades dos Sescs também são boas alternativas para aproveitar a época do ano. Entretanto, só associados da rede podem entrar. A sede mais frequentada é a do Belenzinho, que tem capacidade para atender até 3 000 pessoas. O local tem quatro piscinas, sendo duas ao ar livre, com espreguiçadeiras e colchonetes emborrachados.

Piscina Sesc Belenzinho
Piscina Sesc Belenzinho (Foto: Pedro Vannucchi)

Ainda na Zona Leste, uma boa opção para levar a criançada é a piscina do Sesc Itaquera. Ela possui oito toboáguas com vários tipos de queda. Ao contrário de outras unidades, os frequentadores podem realizar o exame médico na hora (pagando de 3 a 6 reais), e não precisam ter carteirinha, apenas pagar a entrada, de 1 a 7 reais. O mesmo vale para o Sesc Interlagos, com três piscinas ao ar livre.

Outras unidades da rede para se refrescar são: o Santana, o Vila Mariana e o Ipiranga e Pinheiros. A lista completa de piscinas e os horários para realizar exames médicos estão disponíveis no site oficial do Sesc.

DAY-USE EM HOTÉIS

Quem prefere um serviço mais exclusivo pode escolher boas opções de piscinas em áreas de lazer de hotéis da cidade. Os chamados day-use são pacotes onde os visitantes podem contratar e desfrutar de serviços oferecidos aos hóspedes durante um dia inteiro. Confira algumas alternativas:

Emiliano

Spa Hotel Emiliano
Spa Hotel Emiliano (Foto: Tuca Reines)

O local acaba de reinaugurar seu spa com tratamentos direcionados para diminuir o estresse e danos causados pelo ritmo da cidade. Localizado no mezanino do hotel, o visitante não precisa ser hóspede para usufruir do serviço. Os preços variam de 880 a 1 718 reais e vão de tratamentos para a pele a massagens aromáticas realizadas após um banho de ofurô ao ar livre.

São Paulo Airport Marriott Hotel

Bem próximo ao Aeroporto de Guarulhos, a diária de oito horas é válida entre 6h e 20h e inclui acomodação em apartamento e transfer aeroporto/hotel/aeroporto. Além disso, os usuários podem ter acesso à academia com instrutores especializados e aulas regulares, sauna, quadra e piscina, cercada por fontes e jardins. Diárias a partir de 290 reais.

Hilton Morumbi
O hotel Hilton Morumbi e sua piscina no 28º andar (Foto: Divulgação)

Hilton

Os clientes têm acesso à piscina e podem aproveitar também a academia e sauna. No 28º andar, o espaço possui uma vista privilegiada da cidade. De segunda à sexta, o serviço funciona das 6h às 22h, por 105 reais. Nos sábados, domingos e feriados, da 9h às 19h, por 85 reais.

Renaissance São Paulo Hotel

Oferece day-use no The Spa at Renaissance por 90 reais. Os frequentadores podem aproveitar a famosa jacuzzi do hotel e duas saunas de segunda a sexta, das 7h às 22h, e nos fins de semana, das 8h às 20h. Outra alternativa é pagar uma mensalidade de 460 reais para usar o lounge, com academia e piscina, mas sem direito a tratamentos ou massagens.

Unique

Com um dos terraços mais visitados da cidade, o espaço conta também com serviço de day-use para seus frequentadores. É possível utilizar áreas de lazer como bar e restaurante Skye, piscina e academia a partir de 693 reais. O valor inclui o aluguel de um apartamento.

Mercure Grand - Ibirapuera - Piscina
Piscina do hotel Mercure Grand Ibirapuera (Foto: Divulgação)

Grand Mercure - Ibirapuera

Por um período de seis horas, o hóspede tem direito a usar apartamento, piscina e sauna. São três tipos de apartamentos. O day-use é válido sempre das 12h às 18h. O valor por pessoa sai entre 309 a 559 reais de acordo com a categoria do quarto. É necessário fazer reserva pelo telefone 3201-0800.

Novotel Morumbi

O day-use permite aproveitar piscina, academia, restaurante (valor da refeição não incluso) e todos os serviços disponíveis para os hóspedes, incluindo um quarto. O período de seis horas sai por 268  reais e a tarifa vale para duas pessoas.

L'Hotel Porto Bay

O local trabalha com duas opções de pacote: day spa com duração de oito horas (690 reais) e spa express com duração de quatro horas (320 reais). Na primeira, o visitante entra às 9h e tem direito a serviços de massagem e drenagem, além de piscina e área de lazer. A outra opção permite também usar academia e sauna, com direito a uma hora de massagem. As reservas devem ser confirmadas com uma antecedência mínima de 24 horas.

CICLOFAIXA

Ciclofaixa de São Paulo
Ciclofaixa de São Paulo (Foto: Rogério Canella)

As ciclofaixas também combinam com o verão do paulistano. Em seus 210 quilômetros de extensão os ciclistas encontram diversas opções de parques, casas de sucos, bares, restaurantes, museus e cinemas. Confira os roteiros sugeridos por VEJA SÃO PAULO clicando aqui.

Fonte: VEJA SÃO PAULO