Clique e assine por apenas 5,90/mês

Parques e praças para aproveitar os dias livres

Jardim Botânico se destaca entre as áreas verdes da capital. Endereço abriga obra de Jean Paul Ganem que recria as curvas do Rio Tietê com flores e plantas

Por Bruna Ribeiro - Atualizado em 27 dez 2016, 16h21 - Publicado em 15 nov 2012, 13h36

O paulistano adora ocupar os parques e praças espalhados pela cidade. Embora não seja tão popular, o Jardim Botânico é uma ótima opção de lazer. Os 360 000 metros quadrados de área verde são ideais para fazer um piquenique nos fins de semana de sol e calor. 

O endereço abriga ainda a bela intervenção O Caminho do Rio, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem. Ela recria, com flores e plantas, as curvas originais do Rio Tietê. Com mais de 40 instalações pelo mundo, o autor é conhecido por trabalhar com plantações em grandes escalas. No Brasil, o artista desenhou o projeto do boulevard do Teatro Municipal do Rio. “Comecei pintando telas, mas certa vez, no campo, percebi que as cores das minhas tintas nunca acompanhavam as mudanças de tons da natureza. ” De acordo com Ganem, a instalação que ocupa 2 500 metros quadrados no Jardim Botânico propõe uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e da água.

Depois de apreciar a obra e fazer um lanche em algum ponto do gramado, não deixe de conhecer outras atrações do espaço para o passeio ficar completo. Uma delas é a trilha para uma das nascentes do histórico Riacho do Ipiranga. Só não espere uma cachoeira, pois a queda d’água é pequena. 

Na Alameda Fernando Costa, cercada de Mata Atlântica e palmeiras jerivá, uma exposição rotativa aborda a biodiversidade. O caminho termina no Museu Botânico, que traz a história de plantas brasileiras e algumas curiosidades, como algas usadas na fabricação de balas e xampus.

Na sequência há o encantador Jardim de Lineu, com duas estufas ao fundo que reproduzem vegetações de regiões do país. O Jardim dos Sentidos também chama a atenção. Lá, as memórias olfativa, tátil e visual são estimuladas com plantas de texturas interessantes, como a babosa.

 

O túnel de bambu e o Lago das Ninfeias completam o caminho de surpresas, repleto de placas explicativas. Para grupos a partir de dez pessoas, é possível agendar visitas guiadas. Em tempo: a entrada no Jardim Botânico custa R$ 5,00 e o estacionamento, R$ 8,00. 

Continua após a publicidade

Abaixo, confira uma lista com outros endereços perfeitos para levar as crianças, para andar de skate e bicicleta ou simplesmente para relaxar: 

1/24
A mobilização dos moradores para salvar cisnes e outros bichos quando uma chuva forte fez o lago do parque ir literalmente pelo ralo, em 2009, é uma boa amostra do orgulho que a vizinhança tem do local, incluídos aí moradores de bairros próximos como Vila Mariana e Chácara Klabin. Desde os anos 20, quando era […] ( / Parque da Aclimação)
2/24
Ilha verde situada entre a Avenida Angélica e as ruas Piauí, Bahia e Alagoas, em Higienópolis, é um local agradável para passeios ao ar livre. Um parquinho reservado costuma ficar lotado com bebês e os pais durante a manhã, período em que pode ocorrer o “congestionamento” de carrinhos. Cachorros também são bem-vindos ao local e […] ( / Parque Buenos Aires)
3/24
Foi inaugurado em 2008, e boa parte das árvores ainda é jovem demais para fazer sombra. Ainda assim, é sucesso incontestável entre a vizinhança dos prédios luxuosos que o cercam. A medida recente de separar um espaço específico para skate e demais esportes sobre rodinhas fez com que o local se tornasse boa opção para […] ( / Parque do Povo)
11/24
Ao circular entre os 30.000 frequentadores que lotam o espaço aos domingos, você verá gente se divertindo em versões exóticas de skate, como o longboard, com prancha de cerca de 2 metros de comprimento, e o kite, impulsionado por uma pipa. Esses e outros esportes diferentões já foram incorporados ao DNA do local, onde também […] ( / Parque Villa-Lobos)
15/24
É o local ideal para passar uma tarde inteira, seja nos tranquilos dias de semana, seja aos sábados e domingos, quando se transforma em uma cidade de 300 000 pessoas. Entre as 160 espécies de animais registradas, há pica-paus, cisnes e patos. Na flora, exemplares de árvores como jaqueira e pau-brasil. Mas não é só […] ( / Parque do Ibirapuera)
18/24
Lugares para se esbaldar - Capa Brinquedos Ed. 51 - Praça das Corujas (Divulgação / Praça das Corujas)
Continua após a publicidade
Publicidade