O melhor PF do Brasil

Concurso escolheu os cinco melhores pratos feitos do país; três deles estão em São Paulo

Escolher o melhor PF do Brasil é uma tarefa que demanda grande apetite. Em sua terceira edição, o concurso promovido pela empresa Ticket recebeu mais de 100 inscrições de todo o país. Os restaurantes enviaram as receitas e as fotos dos seus pratos, selecionados posteriormente pela chef e pesquisadora Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto.

+ Um restaurante de comida natural muito barata

Ana Luiza elegeu dez receitas de custo máximo de R$ 30,00 que respeitavam os critérios de adequação ao conceito de gastronomia popular brasileira, harmonia dos ingredientes, criatividade, visual, paladar, olfato e composição nutricional. Todas foram levadas, então, a júri popular. Das cinco favoritas do público, três delas são de endereços paulistanos. Todas foram avaliadas na quarta (29) por seis especialistas, para se chegar ao vencedor: o Govinda, de Belém.

 

O delicioso prato vegetariano compõe-se de um vatapá de pimentão, a cenoura, milho, palmito e tomate, entre outros ingredientes. Os sabores de pimenta, leite de coco e curry predominam e vão bem ao lado do cuscuz de brócolis e proteína de soja mais uma dupla de acarajés em tamanho míni recheados de vinagrete.

Em segundo lugar ficou o Feijão de Corda, de São Luís, no Maranhão, que serviu uma torta de camarão de massa bem macia acompanhada de arroz de cuxá (feito com folha de vinagreira e camarão seco) e farofa crocante de sururu. Ainda que a apresentação não fosse a mais atraente, o sabor compensou.

Melhor PF

Melhor PF

Quem não está de viagem marcada para Belém ou São Luís pode aproveitar por aqui mesmo três pedidas deliciosas.

+ Alex Atala recebe Manu Buffara, de Curitiba, no Dalva e Dito

O bar Canto Madalena, classificado em terceiro lugar, apresentou o feijão de cangaceiro com pedacinhos bem crocantes de bacon acompanhado de carne seca desfiada, purê de mandioquinha e linguiça de Formiga (MG) mais couve refogada al dente. A maneira de servir lembrava um arrumadão e a fartura do prato era capaz de saciar até os mais gulosos.

Melhor PF

Melhor PF

Bem mais afrancesado no visual, o prato do PF Bistrô era uma fraldinha cozida na cerveja preta com purê de mandioquinha. O chutney de tomate extremamente adocicado e as poucas folhas de agrião, usadas mais como decoração do que acompanhamento, foram pontos destacados pelos jurados no prato.

Melhor PF

Melhor PF

Para quem não titubeia diante de pratos substanciosos, o Santa Receita faz uma rabada desfiada com cebola-roxa acompanhada de arroz branco, salada temperada por um delicado vinagrete e bastões de polenta frita com queijo de coalho, para mergulhar na geleia de pimenta.

Melhor PF

Melhor PF

Felizmente, opções para ir além do tradicional arroz e feijão com bife e salada não faltam.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s