Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

SP lança ‘vacinômetro’, que registra em tempo real número de vacinados

Até a manhã desta terça-feira (19), às 11h50, o sistema indicava 4.375 vacinados no estado

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 19 jan 2021, 12h28 - Publicado em 19 jan 2021, 12h04

O governo estadual lançou nesta terça-feira (19) um “Vacinômetro”, ferramenta digital que irá permitir que a população acompanhe em tempo real o número de pessoas vacinadas no estado. A população pode verificar os dados através do portal do governo de São Paulo. Até a manhã desta terça-feira (19), às 11h40, o sistema indicava 4.375 vacinados no estado.

“A ferramenta será alimentada diretamente com as informações do ‘Vacivida’, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a COVID-19. Para garantir ainda mais transparência ao processo de imunização, os posts dos perfis oficiais do Governo do Estado de São Paulo também irão repercutir, diariamente, o número de vacinados no estado com base nos dados atualizados do ‘Vacinômetro'”, diz nota da gestão.

Vacinômetro
Vacinômetro Reprodução/Governo de SP/Veja SP

Vacivida

O banco de dados chamado de Vacivida irá permitir o “acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas imunizadas contra o coronavírus”, informa o governo. A plataforma trará relatórios de doses aplicadas e a cobertura vacinal nos 645 municípios paulista.

A iniciativa foi desenvolvido pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo. O sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e também poderá abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.

“O Vacivida vai oferecer pré-cadastro de qualquer pessoa apta a participar da campanha de imunização contra o coronavírus em São Paulo. A plataforma fará o registro digital da vacinação e enviará um lembrete para a aplicação da segunda dose. O sistema também vai notificar possíveis eventos adversos individuais à Vigilância Epidemiológica”, diz nota.

“Cada pessoa vacinada receberá um comprovante com mecanismo antifraude. No verso, o documento terá um QR Code direcionado ao aplicativo do Poupatempo Digital, que dará acesso a um documento digital que certifica a participação na campanha.”

No domingo (17), o governo estadual lançou o site Vacina Já. Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro. Nesta primeira etapa, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade