Tarcísio sanciona lei que prevê remédios à base de canabidiol no SUS
Um grupo de trabalho será criado para regulamentar a nova medida; projeto é de autoria do deputado estadual Caio França (PSB)
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (31) a lei que prevê o fornecimento de medicamentos à base de cannabis na rede paulista do Sistema Único de Saúde (SUS).
+ Coronel Camilo deverá ser nomeado por Nunes para a Subprefeitura da Sé
Com a sanção, um grupo de trabalho será criado para regulamentar a nova medida e ficará a cargo da implementação, atualização e reavaliação da Política Estadual de Medicamentos Formulados à Base de Cannabis.
“Já temos comprovação científica de que o canabidiol resolve alguns problemas de algumas síndromes raras e temos que dar esse passo”, disse Tarcísio de Freitas, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
O projeto é de autoria do deputado estadual Caio França (PSB) e foi aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Houveram vetos parciais na sanção, e por isso a proposta voltará à Alesp para apreciação.
A cannabis medicinal tem sido usada para tratar epilepsia, autismo, Parkinson, Alzheimer, entre outras síndromes. Em 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação dos produtos no país.
+ Como São Paulo está ampliando seus serviços de saúde para pessoas trans
Em dezembro do ano passado, a agência concedeu uma autorização especial para o plantio da cannabis pela Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), para conduzir experimentos científicos com produtos derivados.
Os medicamentos importados são caros — passam da faixa dos 1 000 reais — e precisavam de uma autorização judicial para serem adquiridos.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
16 restaurantes que fecharam nos últimos meses em São Paulo
Prunes au Pichet: uma sobremesa simples com vinho e ameixas
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento





