Estado registra uma pessoa ferida por queda a cada três minutos
Número de todo ano de 2022 é 10,5% superior ao registrado em 2021; idosos são principais envolvidos nos incidentes
Durante o ano de 2022 os serviços públicos de saúde ligados ao governo estadual fizeram um total de 159 400 atendimentos de pessoas que ficaram feridas devido a quedas, numa média de uma a cada três minutos e dezoito segundos.
+Tarcísio é liberado pelos médicos para continuar viagem na Europa
O número registrado no ano passado é 10,5% superior ao contabilizado em 2021, onde foram registradas 144 200 ocorrências desse tipo. O que chama a atenção é que na maior parte do ano de 2021 estavam vigentes as regras de quarentena, com mais pessoas, sobretudo as de mais idade, ficando em casa para tentar evitar o contágio da Covid-19.
Devido a isso, a Secretaria de Estado da Saúde elaborou algumas dicas para evitar esse tipo de acidente, sobretudo com os idosos. “O mais importante é a prevenção, fazer atividade física e organizar a casa diminuem o risco de quedas”, afirmou Claudia Fló, coordenadora da área técnica da Saúde do Idoso.
Entre as dicas sugeridas estão a de evitar o uso de calçados desgastados e sem fixação segura ao pé; tapetes, a não ser que possuam antiderrapante; instalar barras de apoios em escadas e banheiros e usar escadas caso necessite pegar um objeto em algum lugar alto.