Continua após publicidade

Saiba o que é alopecia, doença que faz cair os cabelos de Jada Smith

Piada de Chris Rock sobre problema enfrentado pela mulher de Will Smith levou astro a dar uma bofetada na cara do comediante durante o Oscar

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 mar 2022, 15h22 - Publicado em 28 mar 2022, 15h15

Você sabe qual o filme vencedor do Oscar deste ano? Não?  Mas deve ter ficado sabendo por aí que o ator Will Smith deu uma bofetada certeira e cheia de vontade e ódio na cara do comediante Chris Rock durante a cerimônia deste domingo em Los Angeles, certo?

+Conselho Federal de Medicina regulamenta a cirurgia robótica

O motivo da agressão foi uma piada que o comediante fez com a doença de Jada Pinkett Smith, a mulher do ator, que sofre de alopecia, uma doença que provoca queda  dos cabelos e de pelos de todas as áreas do corpo.

Jada passou a raspar a cabeça depois que descobriu ser portadora da alopecia.

A doença é autoimune, ou seja, motivada por um problema imunológico. Nela, o próprio mecanismo de defesa do corpo produz substâncias que atacam a raiz do cabelo e impedem que ele cresça. Muitas vezes a pessoa nem percebe que é acometida pela doença, já que alopecia não provoca dor e nem mesmo sintomas prévios além da própria queda do cabelo. Em outras, pode provocar ardência na região afetada.

+Confira os vencedores do Oscar 2022

A alopecia não é contagiosa, acomete ambos os sexos e é mais comum em crianças e jovens.

Nem toda queda de cabelo é indício de que a pessoa está com a doença. Perder de 50 fios a 100 fios de cabelo por dia é normal, num processo de renovação contínuo, o que que não ocorre com quem sofre da doença.

Com o tempo e o desenvolvimento da alopecia, os fios ficam ralos e áreas da cabeça e começam a ficar com áreas totalmente vazias.

Não há uma única causa para o seu surgimento, que pode ser inclusive multifatorial (vários motivos). A lista inclui hereditariedade, traumas na região, má alimentação, estresse, problemas na tireoide, situação emocional traumática, infecções causas por fungos e por aí vai.

+SP anuncia 4ª dose da vacina contra Covid para pessoas acima de 60 anos

A alopecia não interfere na saúde geral do paciente. O que pode ocorrer são traumas sociais ou profissionais –daí o motivo da piada de Chris Rock ser bem indevida– o que pode, inclusive, agravar a doença e levar o paciente ao isolamento social.

Continua após a publicidade

Existem alguns tratamentos disponíveis, embora seja consenso que mesmo se houver melhora e evolução positiva –com a volta do crescimento dos cabelos– é provável que apareçam novas áreas de alopecia no futuro.

O médico responsável por cuidar da doença é o dermatologista. Entidades de classe alertam para que a pessoa que foi diagnosticada com a doença não saia por aí usando produtos que leu na internet ou mesmo indicado por conhecidos. Eles podem inclusive agravar o quadro e levar a queda do cabelo que resta.

A tempo: Will Smith levou o Oscar de melhor ator e, ao pegar a sua estatueta, chorou e pediu desculpas. O grande vencedor da noite  foi o longa No Ritmo do Coração.

Fonte das informações: SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e BVSMS (Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.