Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus?
Saiba quais são os sinais da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e as melhores formas de prevenção
O novo coronavírus, declarado nesta quarta-feira (11) como pandemia pela OMS, tem 46 casos confirmados no estado de São Paulo. Durante coletiva de imprensa nesta quinta (12), o governador João Doria (PSDB) afirmou que “neste momento não há nenhum motivo para pânico”. O tucano anunciou também que a administração não cogita, por hora, decretar o cancelamento de grandes eventos e fechamento de escolas, algo que ocorreu, por exemplo, no Distrito Federal.
O Covid-19 surgiu em 31 de dezembro do ano passado, na cidade de Wuhan, na China. Seus sintomas se assemelham muito a uma gripe comum, saiba quais são os principais:
- Tosse seca
- Febre
- Cansaço
São menos comuns:
- Dor de garganta
- Diarreia
- Dor no corpo
Em casos mais graves:
- Dificuldade respiratória aguda
- Insuficiência renal
Quais são as melhores formas de se prevenir contra o vírus?
A higienização das mãos periódica é a melhor forma de prevenção. Água e sabão e também álcool em gel são eficientes para a limpeza. Depois de circular por locais públicos com alto volume de pessoas, é recomendado não encostar a mão nas mucosas dos olhos, nariz e boca. Por hora, o uso de máscaras é recomendado apenas para quem tiver contato com pessoas que apresentem sintomas da doença, afirma a OMS. Ainda não há uma vacina contra o vírus.
Caso apresente os sintomas, o que devo fazer?
O governo do estado orienta que se procure o serviço de saúde mais próximo de casa para uma análise inicial. Caso o quadro seja compatível com o Covid-19, o serviço de saúde irá seguir determinações da Secretaria de Estado da Saúde.
+ OUÇA O PODCAST Jornada da Calma