Por que as crianças no Brasil estão engordando?

Palestra gratuita, promovida pelo Sabará Hospital Infantil, discutirá o tema no dia 28 de agosto. Inscreva-se!

Ao falar sobre nutrição infantil estratégias para proteger crianças do sobrepeso, o primeiro passo é assumir que o problema existe. 30% dos pais não enxergam o excesso de peso dos filhos, e isso atrasa o tratamento”, diz Priscila Maximino, especialista em nutrição infantil do Instituto de Pesquisa Pensi. No anseio de fazer o filho comer bem, muitos pais acabam forçando o pequeno a limpar o prato ou permitem que se distraia com TV ou tablets – equívocos que comprometem os sinais internos de fome e saciedade. “Comida também está ligada a sentimentos em família.

Como geralmente os alimentos doces são relacionados a afeto e carinho, diminuir essa oferta pode dar a sensação de estar negando amor”, comenta Priscila. Não se trata de propor uma dieta restritiva, nem é o caso de vilanizar nenhum tipo de alimento. “Mas, se a criança apresenta níveis de açúcar ou colesterol altos, a quantidade e frequência de itens ricos em açúcar e gordura devem ser reduzidas”, argumenta Priscila. É preciso também estimular a garotada a uma rotina de brincadeiras e atividades ao ar livre, o que evita até que ela dedique o tempo ocioso a guloseimas. “Temos que proteger a criança da mortalidade e das doenças relacionadas à obesidade, e a saída é a prevenção e a educação alimentar”, pondera a nutricionista. Afinal, além da tendência a se arrastar pela vida adulta, o excesso de peso expõe meninos e meninas a riscos que vão de alterações na qualidade do sono e implicações ortopédicas a doenças cardiovasculares e diabetes.

Nutrição infantil em pauta

Encontro debate maneiras para proteger as crianças dos riscos do excesso de peso

Organizado pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, o 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro, apresentará as inovações na assistência a crianças e adolescentes. No dia 28 de agosto, a programação pré-congresso, chamada de A Criança no Século XXI, contará com a palestra do pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg. Coordenador do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto de Pesquisa Pensi, o especialista vai discutir respostas para o questionamento “Por que as crianças do Brasil estão engordando?”. Com um tema de interesse para profissionais de saúde e também pais e cuidadores, o encontro acontece no Auditório Mackenzie (Auditório Wilson de Souza), Rua Piauí, 143. Horário: das 19h30 às 20h30.

Faça sua inscrição gratuita AQUI. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s