Continua após publicidade

Pfizer inicia testes clínicos de comprimido contra a Covid-19

O estudo envolverá 2.600 adultos que apresentarem sinais de infecção ou que souberem que foram expostos ao vírus

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 set 2021, 15h07 - Publicado em 28 set 2021, 15h06

A Pfizer anunciou, nesta segunda-feira (27), que começou os ensaios clínicos de fase intermediária e avançada de uma pílula que pode prevenir a Covid-19 em pessoas expostas ao vírus.

O medicamento, batizado de PF-07321332, está sendo desenvolvido desde março de 2020 pela farmacêutica estadunidense e se passar nos novos testes pode ser eficaz para combater os estágios iniciais da infecção pelo Sars-CoV-2 e evitaria que a doença progredisse para um estado grave.

“Acreditamos que o combate ao vírus exigirá tratamentos eficazes para as pessoas que contraírem ou forem expostas ao vírus, complementando o impacto que as vacinas tiveram”, diz Mikael Dolsten, chefe de pesquisa científica da Pfizer.

O objetivo do teste é determinar a segurança e a eficácia do medicamento na prevenção de uma infecção pela Covid-19 e o desenvolvimento de sintomas até o 14º dia após a exposição ao coronavírus.

A farmacêutica está testando o PF-07321332 em combinação com o ritonavir, que já é usado contra HIV. Em testes de laboratório, a pílula, conhecida como um “inibidor da protease”, demonstrou interromper o efeito de replicação do vírus.

Continua após a publicidade

O ensaio clínico envolverá 2.600 adultos que participarão dos testes assim que apresentarem sinais de infecção por Covid-19 ou assim que souberem que foram expostos ao vírus. Eles receberão aleatoriamente uma combinação de PF-07321332 e ritonavir, ou um placebo, duas vezes ao dia por cinco a dez dias.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.