Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Myrian Rios revela que está completamente surda

"Eu não ouço passarinho cantando, não ouço o barulho da chuva. Isso me incomoda", disse a atriz

Por Redação VEJA São Paulo 5 jun 2021, 12h01

Myrian Rios, 62, revelou que está “completamente surda”. “Eu fiquei surda. Completamente surda dos dois ouvidos. Eu não ouço passarinho cantando, não ouço o barulho da chuva. Isso me incomoda. Eu não ouço nada. Eu ouço a minha voz. Eu estou ouvindo a minha voz, por exemplo”, disse ela por meio das redes sociais.

O problema de audição não é algo novo para Myrian. Onze anos atrás, a perda de audição se agravou e ela fez um implante coclear, ou seja, implantou um aparelho eletrônico que capta o som e o transforma em impulsos elétricos diretamente sobre o nervo da audição. “Na época o médico me avisou que tudo isso era muito novo e que talvez em dez anos eu precisaria abrir a cabeça para trocar a bateria”, disse. “Os dez anos chegaram.”

Agora, Myriam irá retirar as próteses internas para utilizar um outro aparelho externo, que está sendo desenvolvido sob medida. Seu novo médico é de São Paulo. “Com as tecnologias avançadas, continuarei trabalhando normalmente.”

+ Influenciadores surdos usam redes sociais para entreter e reivindicar igualdade

A atriz contou que sua surdez tem fator genético. “É uma genética da minha família, da parte da materna. As pessoas vão perdendo a audição. A minha mãe, o meu tio, a minha tia… Várias pessoas da minha família foram perdendo a audição até ter perda de audição severa. E eu segui a genética da minha mãe e dos meus tios”, disse ela.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade