Internações por Covid-19 caem em 90% na capital paulista
Nos casos em que foi necessária hospitalização em UTIs, houve menor incidência de intubações
O número de internações diárias causadas por Covid-19 caiu em 90%, aponta levantamento da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo. De acordo com a pasta, a cidade chegou a ter mais de 500 pedidos de internação por dia na rede municipal durante o pico da pandemia. A média durante as três semanas do levantamento (8 a 28 de setembro) foi de 51 internações por dia.
Durante as três semanas estudadas, de acordo com a secretaria, 1 082 pacientes adultos necessitaram de internação. Também foram hospitalizados 105 menores de 18 anos, totalizando 1 187 pessoas hospitalizadas por Covid-19 durante o período.
Do total, 753 estavam em enfermaria e 434 em UTI. 261 não estavam vacinados, o que representa um quarto dos pacientes. “A curva de internações começou a diminuir a partir de junho, período que coincide com o avanço da vacinação no município”, disse a secretária executiva de atenção hospitalar da capital paulista, Marilande Marcolin.
A maioria dos internados adultos tem mais de 40 anos de idade, com incidência maior nos acima dos 60 anos. Nos casos em que os pacientes precisaram de uma UTI, de acordo com a secretaria, foi possível verificar uma menor incidência de intubações.
“Isso reforça o planejamento da dose adicional para os maiores de 60 anos e a manutenção das medidas preventivas, com o uso de máscaras e a importância de uma boa higiene pessoal, com lavagem frequente das mãos e uso do álcool em gel”, disse o secretário-adjunto da Secretaria de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Até sexta (15) foram aplicadas 19 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na capital paulista, sendo 10,4 milhões de primeira dose e 7,7 milhões de segunda dose.