Avatar do usuário logado
Usuário

Índice de positividade de testes de varíola do macaco explode e vai a 47%

Na primeira semana de julho, índice era de apenas 18%, segundo dados do Grupo Fleury; estado de São Paulo acumula 76% dos casos do país

Por Clayton Freitas 28 jul 2022, 17h11 | Atualizado em 5 jun 2026, 10h15
Varíola dos macacos
Varíola dos macacos. (Cynthia Goldsmith/Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade
Índice de positividade de testes de varíola do macaco explode e vai a 47% Priorizar nos meus resultados Google

A positividade de testes para detectar a doença da varíola dos macacos (Monkeypox virus) chegou a 47% de 17 de julho a 23 de julho, segundo dados do Grupo Fleury. Os números indicam uma evolução nas últimas semanas. Na média do mês até agora, atingiu 38%.

+Tribunal dá 10 dias para Hospital da USP explicar cancelamento de concurso

Um dos maiores grupos de medicina diagnóstica do país, com mais de 280 unidades em vários estados, o Fleury passou a empregar a técnica PCR para diagnóstico da doença. O exame, considerado o padrão ouro, consiste na raspagem das lesões e análise de material genético do vírus e está sendo feito em nove estados e no DF.

Segundo a médica Carolina Lázari, infectologista do Grupo Fleury, a alta já era esperada, sobretudo pelo fato da transmissão comunitária já ter se instalado. Um dado que chama a atenção é que todos os casos positivos foram detectados em homens.  “Isso é compatível com o que que está acontecendo na Europa e no Brasil também”, afirma.

Continua após a publicidade

Pelos dados da rede de diagnósticos, a positividade vem aumentando rapidamente. Na primeira semana, de 1º a 9 de julho, 18% dos testes deram positivo, porcentual que dobrou na semana seguinte, de 10 de julho a 16 de julho, chegando a 36%.

+Nunes promete início da revisão semafórica da cidade para setembro

Continua após a publicidade

Todos os exames do Fleury são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, um dos quatro laboratórios de referência nacional. Depois que o instituto recebe a amostra, ela é novamente verificada para então ser comunicada ao Ministério da Saúde.

Dados do Ministério da Saúde indicam que no país são 978 casos confirmados. Destes, 76% são do estado de São Paulo, que concentra 744 registros.

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Banner promocional com fundo verde-escuro. À esquerda, texto em amarelo e branco: O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua. À direita, uma mão segura um smartphone exibindo um portal de notícias com imagens e textos. Ao lado, um ícone de árvore verde-claraMão segurando um smartphone branco com a tela exibindo um portal de notícias. À esquerda, texto em verde e branco: O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua. No canto superior direito, um ícone de árvore verde
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês