Febre amarela: vacina no HC só para viajantes com comprovantes

A partir desta sexta (19), Ambulatório do Viajante do Hospital das Clínicas passará a exigir comprovante de viagem para áreas de risco

A partir desta sexta-feira (19), a vacina de febre amarela no Centro de Imunização do Hospital das Clínicas (HC) será disponibilizada apenas para viajantes com comprovantes de viagens (passagem) para lugares que sejam definidos como de risco para a doença.

A imunização é indicada para quem vai viajar para as regiões silvestres, rurais, de mata ou ribeirinha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém uma lista dos destinos que exigem a documentação, porém é recomendado que seja consultado o consulado ou embaixada do país no caso de possíveis atualizações.

Veja também

De acordo com a assessoria de imprensa do HC, além dos viajantes com comprovantes, serão atendidos apenas pacientes com condições especiais, encaminhados da rede básica de saúde, mediante solicitação escrita. As demais vacinas seguem com atendimento normal.

O HC também informou que, temporariamente, o certificado internacional de vacinação de febre amarela não está sendo emitido pelo centro de imunização e deverão ser obtidos nos postos da Anvisa mediante o comprovante de vacinação.

UBS Parque Fernanda: filas na manhã desta quinta-feira (18)

UBS Parque Fernanda: filas na manhã desta quinta-feira (18) (Ana Carolina Soares/Veja SP)

Corrida pela vacina

A procura pela vacina contra a febre amarela tem provocado filas que começam ainda pela madrugada e lotado Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em São Paulo. Na manhã desta quinta-feira (18), por exemplo, a média do tempo de espera era de cinco horas nas UBSs Parque Fernanda e Vila Prel, ambas na Zona Sul.

Em unidade da farmácia Drogasil, na Rua Pamplona, região central, um aviso na porta informava o fim do estoque. “Vacina febre amarela. Esgotada”. Procurada, a empresa informou que está negociando a compra de mais vacinas com o Sanofi Pasteur – laboratório que distribui as vacinas para a maior parte das clínicas particulares da capital.

Tudo o que você precisa saber sobre a doença está na reportagem de capa desta semana de VEJA SÃO PAULO.

Farmácia Drogasil: vacina em falta

Farmácia Drogasil: vacina em falta (Ana Carolina Soares/Veja SP)

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu “calma” e “consciência” da população nesta quarta (17) em relação à busca por vacinação contra febre amarela. O tucano disse em entrevista à Rádio Capital que “não há nenhuma razão para pânico”. “As vacinas estão ocorrendo. As filas são muito grandes desnecessariamente porque as pessoas, no pânico, vão se vacinando sem necessidade”, afirmou. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, as áreas com recomendação de vacina em São Paulo são: Anhanguera, Brasilândia, Cachoeirinha, Jaraguá, Mandaqui, Parelheiros e Tremembé. A vacinação da Zona Norte da capital começou em setembro do ano passado após a confirmação de epizootia no Horto Florestal. 

Em dezembro, teve início a ação preventiva na zona Sul nos distritos Jardim Ângela, Parelheiros, Marsilac e parte do Capão Redondo (apenas na área de abrangência da UBS Luar do Sertão). No mesmo mês foi ampliada a ação preventiva para o distrito Raposo Tavares, na Zona Oeste, região que também é próxima de Itapecerica da Serra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s