Governo de São Paulo decreta emergência para dengue
Mais de 100 mortes pela doença foram confirmadas em 2025

O Governo de São Paulo decretou nesta quarta (19) emergência para dengue no Estado.
A medida, anunciada pelo secretário de Estado da Saúde Eleuses Paiva, facilita o acesso das cidades a recursos federais e estaduais para combate à doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 225 municípios paulistas já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Estado já ultrapassou marca de 100 mortes pela doença.
A pasta também anunciou o investimento de R$ 3 milhões na aquisição de 100 novos equipamentos de nebulização portátil e mais 10 de nebulização ambiental.
A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang, destacou a importância do monitoramento contínuo e do controle dos criadouros. “A conscientização é a medida mais eficaz para combater a doença. E as campanhas desempenham um papel fundamental na conscientização da população e no fortalecimento do combate às arboviroses”.
Vacinação contra dengue
O Instituto Butantan desenvolve a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo .Os resultados dos estudos indicaram que a vacina do Butantan reduziu em 79,6% o risco de adoecer em consequência do vírus da dengue. Além disso, reduziu em 89% o risco de desenvolver formas graves da doença.
Por enquanto, podem se vacinar contra a dengue crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.