Dengue ou Covid-19? Saiba a diferença entre os sintomas
Nova onda de dengue na capital paulista já registrou mais de 30 mil casos
Febre, dor de cabeça, cansaço muscular. Os sintomas que durante tanto tempo foram associados à Covid-19 ressurgiram com a nova onda de dengue na capital paulista, que já registrou mais de 30 mil casos em 2024, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
Apesar de terem alguns sintomas em comum, o coronavírus e a dengue apresentam diferenças nas manifestações sintomáticas que podem dar pistas para o diagnóstico. O principal sintoma que as difere é a presença de manchas avermelhadas pelo corpo, exclusivo da dengue, e sintomas do trato respiratório alto (tosse, espirro, dor de garganta, perda de olfato e paladar e falta de ar), no caso da Covid-19.
A diferença também está na transmissão. As duas doenças são causadas por vírus, mas, enquanto a Covid-19 é transmitida por gotículas do nariz ou da boca de pessoas infectadas, a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Ambas as doenças podem se manifestar de maneira assintomática. Para ter certeza do diagnóstico, é necessário realizar exames laboratoriais.
Confira os principais sintomas de dengue e de Covid-19.
Dengue
- Febre alta, superior a 38°C;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (superior a 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias. O diagnóstico da doença pode ser feito por exame clínico e confirmado por exame de sangue.
Covid-19
- Tosse contínua;
- Febre ou calafrios;
- Perda ou alteração do seu sentido normal de paladar ou olfato;
- Falta de ar;
- Cansaço inexplicável, falta de energia;
- Dores musculares ou dores que não são ocasionadas por exercícios;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta, nariz entupido ou escorrendo;
- Diarreia ou indisposição.
O diagnóstico da Covid-19 pode ser feito por exame clínico e por testes de laboratório em amostras colhidas principalmente no nariz. Os testes estão disponíveis no SUS.
Caso você apresente algum desses sintomas, procure um médico.