Vídeo: Paciente tem alta após Covid-19 e é aplaudido em hospital
Veja momento emocionante quando homem de 41 anos deixa unidade hospitalar em Ribeirão Preto
Eric Consoli de 41 anos foi internado no Hospital São Lucas Ribeirânia, em Ribeirão Preto, no dia 24 de março. Ele deu entrada com síndrome respiratória aguda e o quadro era grave. O homem foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição.
Foi testado para a Covid-19 no mesmo dia da internação e o resultado saiu dois dias depois: Consoli contraiu a doença pandêmica, que atualmente, atinge outros 7 909 brasileiros, segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1º). Foram nove dias de luta no hospital, sete deles na UTI.
Nesta quinta-feira (2), a boa notícia: Consoli foi liberado. Ele foi o quarto do hospital que voltou para casa após ser internado pela doença, e tinha o quadro mais grave. Na hora da liberação, por volta das 12h, uma surpresa: a equipe aplaudiu o paciente enquanto ele passava de cadeira de rodas por um dos corredores do hospital. O vídeo do momento foi compartilhado incessantemente no WhatsApp.
“Obrigado todos vocês pelo carinho e atenção”, diz Consoli no vídeo, emocionado. “Levou a uma comoção”, diz a médica Paula Righi, uma das funcionárias responsáveis pelo tratamento do engenheiro, e que também derramou algumas lágrimas no vídeo.
“Essa gravação foi hoje. Fiquei até assustada [com a repercussão]”, diz a médica à Vejinha. “Ele felizmente não precisou de ventilação mecânica, mas demandava muita atenção”, explica ela. O paciente foi para casa e continuará em isolamento domiciliar pelos próximos dias: apesar da recuperação, ele ainda pode transmitir o vírus.
“Eu acho que isso viralizou por trazer esperança pra todo mundo. A gente vive um momento de medo e incerteza. Isso motiva as pessoas e dá força pra gente que está na linha de frente pra seguir também”, afirma Paula.
O estado de São Paulo conta com 3 506 casos confirmados para a Covid-19 e 208 óbitos. Ribeirão Preto, segundo o boletim divulgado pelo governo estadual na quarta (1º) conta com 54 casos e uma morte.