Covid-19: 57 postos registram falta de imunizantes nesta quinta (24)
Bairro da Zona Sul que tem nove pontos de vacinação conta com apenas um funcionando
Pontos de imunização contra a Covid-19 voltaram a registrar desabastecimento nesta quinta-feira (24). Até o início da tarde, ao menos 57 locais estavam sem vacinas para aplicação. Em nota para a Vejinha, a secretaria municipal da Saúde afirmou que o problema ocorre devido à “alta procura”.
Episódios do tipo se tornaram recorrentes nesta semana: na segunda (21) mais de 300 pontos ficaram sem imunizantes; na terça (22), a campanha chegou a ser paralisada e na quarta (23), ao menos treze endereços precisaram paralisar a aplicação de doses.
Um dos bairros que enfrenta a maior escassez nesta quinta é o Jabaquara, onde dos nove postos, apenas um funciona. O problema atinge também pontos de drive-thru, como o do Shopping Interlagos e o megaposto do Shopping Ibirapuera.
Na Zona Leste, o bairro do Cangaíba conta com quatro das cinco UBS sem imunizantes contra a Covid-19.
Em coletiva de imprensa o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, afirmou que “se as vacinas acabaram é uma boa notícia, porque todas foram utilizadas. Onde acabou, repomos”. Existem mais de 600 pontos de imunização em toda a cidade.
Nesta quinta-feira começou a vacinação de pessoas com 48 anos de idade. A estimativa é que cerca de 170 000 pessoas sejam imunizadas na capital paulista. Para tomar a primeira dose é preciso apresentar comprovante de residência e documento com foto.
“Ocorreram desabastecimentos pontuais em algumas unidades de saúde nesta manhã, que já solicitaram o remanejamento de doses. O órgão [pasta da Sáude] informa que hoje (24), 120 000 vacinas foram entregues ao município e estão sendo encaminhadas para as unidades. Desde o início da campanha de imunização, foram aplicadas 6,4 milhões de doses nos mais de 600 pontos estruturados pela administração municipal”, diz a secretaria da Saúde.