Clique e assine por apenas 6,90/mês

Covid-19: 40% dos infectados são assintomáticos na capital paulista

Prefeitura divulgou nesta terça-feira (28) resultados da terceira etapa de uma pesquisa que tenta mapear os casos da doença na cidade

Por Redação VEJA São Paulo - 28 jul 2020, 16h25

A prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira (28) os resultados da terceira etapa do Inquérito Sorológico. A pesquisa coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde tenta mapear os focos de infecção da Covid19 na capital paulista por meio de testagens em diferentes distritos: o estudo tem oito etapas, que são realizadas em intervalos de 15 em 15 dias.

Os resultados da Fase 2 chamam a atenção: segundo a gestão, o mapeamento aponta que 1,32 milhões de pessoas foram infectadas pela doença na capital paulista e 40% destas tiveram casos assintomáticos.

“É quatro vezes maior a incidência do coronavírus na classe D do que na classe A. Ou seja, quem é mais pobre tem mais chance de pegar o vírus”, disse o prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa. “Quem é da cor preta ou parda tem 60% mais chance de pagar o vírus na cidade do que quem é de cor branca”, afirmou também o tucano.

De acordo com a gestão, foram visitados 5 760 domicílios na Fase 2, com testagem de 2 328 pessoas. 11,1% tiveram prevalência de infecção da doença: destes, 16,1% moram na Zona Sul; 13,3% na Zona Leste; 9,3% na Zona Sudeste, 8,2% na região Norte e 3,7% na Centro-Oeste.

Continua após a publicidade

Os selecionados são escolhidos por meio de sorteio entre os domicílios localizados ao redor das 472 Unidades Básicas de Saúde da Cidade. Outros dados dessa fase: 25,2% das pessoas que não cumpriram distanciamento social tiveram testagem positiva.

Fase 1 

A fase 1 do Inquérito Sorológico foi realizada entre 29 de junho e 6 de julho, testando 2 864 pessoas em 96 distritos paulistanos. Nos resultados, os distritos que apresentaram alta concentração de casos foram: Brasilândia, Cachoeirinha, Jaçanã, Liberdade, Santa Cecília, Cidade Ademar, Jardim São Luís, Campo Limpo, Capão Redondo, Parque São Lucas, Sapopemba, Itaim Paulista, Itaquera e Lajeado.

Publicidade