Continua após publicidade

Confira bancos de sangue que funcionam fora de hospitais

O estoque de sangue de diversas fundações está em situação crítica; veja como ajudar

Por Rafaela Bonilha
Atualizado em 26 mar 2020, 11h25 - Publicado em 25 mar 2020, 19h35

Um dos efeitos da pandemia do coronavírus foi fazer os estoques dos bancos de sangue despencarem. Em quarentena, os doadores estão evitando ir a hospitais e postos de saúde, a não ser em caso de emergência. Mas, é bom saber, existem bancos de sangue que não ficam dentro de complexos hospitalares. Confira alguns deles:

Banco de Sangue São Paulo (Unidade Brigadeiro) – Fica no quarto andar de um centro médico especializado em hematologia. Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 2533, 3373-2050. 8h/17h (sáb. até 16h; fecha dom).

Banco de Sangue A Beneficência Portuguesa de São Paulo –  O banco de sangue, a 500 metros do hospital, funciona por distribuição de senhas e ordem de chegada. São 60 por dia, para evitar aglomerações. Rua Maestro Cardim, 1041, Bela Vista. 8h/16h (sáb. das 7h às 14h; fecha dom).

Bancos de Sangue do Hospital Santa Marcelina Unidade Itaquera – O maior hospital da zona leste de São Paulo, localizado em Itaquera, está desabastecido. O banco fica fora do anexo hospitalar e é necessário um agendamento prévio para a coleta. Basta ligar no 2523-0546 ou pelo whats 94756-2114. Rua Harry Dannemberg, 473, Vila Carmosina, São Paulo. 7h/16h (sáb. até 12h; fecha dom).

Club SangueBom – O banco da Biotec fornece sangue para três unidades do Hospital São Camilo. Em um imóvel independente, fica localizado a 270 metros da unidade hospitalar da Avenida Pompeia. Rua Tavares Bastos, 425, 3674-4444. 8h/16h30 (sáb. até 16h; fecha dom).

Continua após a publicidade

Hemocentro do Hospital São Paulo/Unifesp – Embora pertença ao Hospital São Paulo, fica num prédio à parte, a 300 metros de distância, onde funciona um centro especializado em hematologia. O banco de sangue está logo no primeiro andar e com estoque em situação crítica. Os atendimentos devem ser agendados pelo telefone (11) 5576-4240 (opção 1), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Rua Diogo de Faria, 824, Vila Clementino. Horário: 8h/13h (fecha sáb e dom).

Fundação Pró-Sangue (Unidade Mandaqui) – A unidade funciona em uma casinha do lado de fora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui e a entrada se dá diretamente pela rua, não havendo necessidade de circular pelo hospital. Para doar sangue, é necessário agendamento pelo e-mail agendamento@prosangue.sp.gov.br. Rua Voluntários da Pátria, 4227, Mandaqui. Horário: 8h/16h30 (fecha sáb. e dom).

É importante frisar que dentro de hospitais ou não, segundo o infectologista declarou na semana passada, “os bancos são extremamente seguros e constantemente esterilizados, e não representam risco”. Além disso, a maior parte deles vem trabalhando com agendamento para evitar aglomerações. Clique aqui para conferir outros endereços para doar sangue na capital e no interior.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.