Passaporte da vacina: três formas de obter o comprovante de imunização
Eventos são obrigados a pedir o documento para os visitantes; plataformas do poder público funcionam em diferentes formatos
Para entrar em um evento na capital paulista após flexibilização de medidas tomadas pela Covid-19, alguns estabelecimentos podem exigir a apresentação de um comprovante de vacinação contra a doença. No caso do estado de São Paulo, a medida é obrigatória para qualquer tipo de aglomeração com mais de 500 pessoas.
Eventos como a Bienal de Artes, que ocorre no Pavilhão do Ibirapuera, exigem na entrada o documento. Depois de se vacinar, o munícipe pode obter o comprovante por três plataformas digitais: o Conecte SUS, o Poupatempo Digital e o e-saúde SP geridos pelo governo federal, estadual e municipal, respectivamente, e disponíveis para iOS e Android.
É bom baixar as plataformas antes de sair de casa para realizar os cadastros necessários com antecedência e evitar transtornos. Alguns programas possuem a opção de baixar o documento por PDF e driblar a necessidade de entrar nos aplicativos toda vez que for entrar em um local. Já outras mostram o certificado em inglês, facilitando a vida de quem viaja para o exterior. Veja:
CONECTE SUS
O aplicativo do Ministério da Saúde pode ser acessado pelo smartphone ou também por meio do site conectesus.saude.gov.br. Um cadastro prévio, que solicita o e-mail e o CPF do usuário, é necessário.
Depois de baixar o app, basta clicar na aba inferior “histórico” que a tela “vacinas” exibirá automaticamente o status da vacinação do cidadão. Logo abaixo, o botão “carteira de vacinação digital” exibe um certificado de imunização que contém um QR Code e pode ser baixado e salvo em PDF ou impresso.
Caso você tenha tomado a primeira ou a segunda dose e alguma delas não conste no sistema, é indicado entrar em contato com a unidade de saúde que te imunizou ou clicar na aba “mais” do aplicativo, onde a opção “fale com o Conecte SUS” permite o esclarecimento de dúvidas.
Outra facilidade do app é exibir a versão digital do seu cartão do SUS.
POUPATEMPO DIGITAL
Logo depois de realizar o login, o serviço mostra na parte inferior a aba “serviços”. Ali o usuário encontra opções relacionadas ao Detran, Sabesp e débitos com o governo estadual. A última opção da direita é “vacinação Covid-19”, com o ícone de uma seringa.
Depois de clicar ali, o app te direciona para uma página com três opções, entre elas “carteira de vacinação”. Uma curiosidade é que é possível validar também o certificado de vacinação de outras pessoas, por meio da opção “validação do certificado de vacinação”, que lê o QR Code gerado pelo comprovante.
Depois de clicar em “carteira de vacinação”, o documento é exibido, também com uma opção de baixar o item por PDF. O app permite também que o usuário baixe uma versão em inglês do certificado de vacinação, útil para viagens internacionais.
E-SAÚDE SP
Após se registrar (para os celulares com leitor biométrico, é possível ativar essa forma de login), o usuário encontra logo na tela inicial a opção “carteira de vacinação”, com uma seringa. Por ali pode-se achar a unidade de saúde mais próxima.
Depois de clicar na opção, são exibidas as doses de Covid-19 que já foram tomadas pelo usuário, sem a opção de baixar o comprovante em PDF.