Avatar do usuário logado
Usuário

Vacinação contra a Covid-19: saiba como comprovar comorbidades

Imunização neste momento é focada em pessoas entre 55 e 59 anos de idade

Por 12 Maio 2021, 19h08 | Atualizado em 12 Maio 2021, 19h12
Profissional da saúde vacina idoso dentro do carro
Vacina contra Covid-19 (TV TEM/Reprodução)
Continua após publicidade

A campanha de vacinação contra a Covid-19 imuniza pessoas com idade entre 55 e 59 anos de idade no estado de São Paulo com comorbidades. Até o fim da semana, a campanha inclui também 50 aos 54 anos e até o dia 21 de maio, começa a campanha para pessoas com idade entre 45 e 49 anos, todos com comorbidades.

Mas como comprovar o pertencimento aos grupos prioritários? Primeiro, é preciso verificar as doenças que dão direito à vacina neste momento (confira a lista completa ao final). Mas, além de ser portador de alguma das condições listadas, é preciso também levar alguns documentos para o momento da imunização.

COMO COMPROVAR GRUPO PRIORITÁRIO

Cidadãos com comorbidades

Na hora da vacinação levar laudos médicos, exames ou prescrições médicas que comprovem a condição. Os itens devem ter sido emitidos há no máximo dois anos.

O mesmo vale para pacientes em terapia renal substitutiva e transplantados, que desde o dia 10, podem ser vacinados, desde que tenham ao menos 18 anos de idade.

Gestantes e puérperas

Gestantes a partir de 18 anos com comorbidades. Puérperas: a partir dos 18 anos, até 45 dias após o parto. É previso comprovar a gestação, por meio de laudo médico ou pré-natal. Para puérperas, apresentar comprovante de nascimento do filho. Levar comprovante de comorbidade.

Continua após a publicidade

Deficiência permanente

Levar o comprovante do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

LISTA DE COMORBIDADES

• Doenças Cardiovasculares
• Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial resistente (HAR)
• Hipertensão arterial – estágio 3
• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
• Doença Cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer)
• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
• Obesidade mórbida
• Cirrose hepática

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês