Ciência em prol da vida

Com pós-graduação em oncologia, A.C.Camargo Cancer Center forma pesquisadores que atuam no combate ao câncer

Em todo o mundo, as pesquisas na área oncológica avançam a passos largos e, entre os reflexos desse ritmo acelerado, destaca-se o aumento nas opções de terapias e nos índices de cura. O profissional de saúde precisa acompanhar toda essa movimentação científica. No Brasil, o A.C.Camargo Cancer Center, referência internacional em oncologia, promove, desde 1997, programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, ligada ao Ministério da Educação.

Com mais de 20 anos de história e excelência, a pós-graduação do A.C.Camargo já formou mais de 750 mestres e doutores. Muitos, inclusive, trabalham como pesquisadores em instituições de ensino de todo o país e no exterior.

O corpo docente é formado por pesquisadores renomados que atuam de maneira integrada com a prática clínica assistencial. “Oferecemos infraestrutura moderna, com laboratórios e tecnologia de última geração. Na avaliação mais recente da Capes, a pós-graduação do A.C.Camargo foi muito bem avaliada, recebendo conceito ‘muito bom’”, diz José Humberto Fregnani, superintendente de ensino. Atualmente, somam-se cerca de 220 alunos matriculados, sendo dois terços inscritos no doutorado.

Um dos grandes diferenciais do A.C. Camargo Cancer Center para o desenvolvimento de pesquisa da pós-graduação é o Biobanco, que armazena mais de 70 000 amostras de tumores e 20 000 de macromoléculas (DNA e RNA). Trata-se de um acervo coletado com autorização do paciente, dentro das rígidas normas do Conselho Nacional de Saúde. Todo esse material armazenado, à disposição dos pesquisadores e alunos da pós-graduação, permite a descoberta de novas informações genéticas dos tumores que acabam, no final das contas, beneficiando os próprios pacientes.

Entre as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação, há uma variedade de temas essenciais na oncologia, que incluem a investigação de mecanismos moleculares envolvidos no aparecimento e progressão dos tumores, as melhores estratégias de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação e os efeitos do tumor na qualidade de vida dos pacientes. “A integração dos alunos com a pesquisa e a assistência, além da capacitação contínua do corpo docente, faz o A.C.Camargo Cancer Center ser referência em ensino no país”, diz Fregnani.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s