Continua após publicidade

Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac à Saúde

Com o envio, instituto chega à marca de 50 milhões de doses do imunizante fornecidas ao país desde 17 de janeiro

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 jun 2021, 11h07 - Publicado em 16 jun 2021, 09h54
A imagem mostra uma ampola da CoronaVac sendo segurada por uma mão com luva sobre uma mesa. À frente, há uma agulha de aplicação da vacina.
CoronaVac: vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac (Divulgação/Veja SP)
Continua após publicidade

O Instituto Butantan acompanhou na manhã desta quarta-feira (16) a entrega de mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. Os imunizantes vão ser utilizados no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e serão distribuídos para vacinação de brasileiros em todo o país.

“Estamos entregando mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan, da CoronaVac, a vacina do Brasil, para o Ministério da Saúde. Agora são 50 milhões de doses entregues para a vacinação no braço dos brasileiros. É a metade do compromisso estabelecido pelo Butantan com o Ministério da Saúde, de 100 milhões de doses. E vamos prosseguir com as entregas”, destacou Doria.

Com o envio de hoje, o Butantan chega à marca de 50,012 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na segunda-feira (14) um carregamento com 1 milhão de doses também foi enviado ao PNI. Na última sexta (11) foram liberadas 800 mil vacinas.

LEIA TAMBÉM: Capital passa a fracionar datas de vacinação e lança ‘filômetro’

Continua após a publicidade
A enfermeira Mônica Calazans tomando a primeira dose da vacina CoronaVac, ao lado de João Dória, governador de São Paulo
Dose aplicada em enfermeira do Instituto Emílio Ribas: a primeira do Brasil (Governo de São Paulo/Divulgação)

As entregas compõem um novo lote de mais 5 milhões de doses que estão sendo disponibilizadas ao longo deste mês para o PNI. As doses foram produzidas a partir dos 3 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no último dia 5 de maio. Desse total já houve a liberação de 2,8 milhões de vacinas desde sexta.

O envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27/05 e terminou na madrugada do dia 30/05. Parte das doses já envasadas encontra-se em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade.

Continua após a publicidade

As doses entregues hoje já contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido em 12 de maio. O Butantan trabalha para completar, até setembro, 100 milhões de vacinas disponibilizadas ao Ministério.

Um novo lote de 6 mil litros de IFA deverá chegar a São Paulo até o final deste mês, o que permitirá a produção de mais 10 milhões de doses.

Com informações do Instituto Butantan e do governo de São Paulo 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.