Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Beleza no pós-parto

Novos tratamentos estéticos para a pele e para o corpo prometem ajudar as mulheres após a gestação

Por Abril Branded Content 28 ago 2017, 19h21

Um dos momentos mais importantes da vida de toda mulher é também responsável por profundas transformações físicas em seu corpo: o pós-parto. Por motivos que variam desde o ganho de peso e o inchaço até as alterações hormonais súbitas, essa fase pode resultar em alterações estéticas não tão desejadas pelas mulheres. Com enfoque nesse momento, a dermatologista Patrícia Mafra vem chamando a atenção por seu trabalho desde que a apresentadora Daniela Albuquerque postou em sua rede social que suas manchas gestacionais praticamente sumiram depois do tratamento. Responsável pelo setor de procedimentos íntimos femininos da Clínica Volpe e estudiosa de problemas como melasma e acne após a adolescência, a médica esteve reunida recentemente com grandes especialistas da área em evento nos Estados Unidos e conta as novidades para quem quer se cuidar após a gestação. “Os tratamentos podem ser feitos a partir do primeiro mês depois do parto, mas, mesmo para aquelas que foram mães há alguns anos, é possível atingirmos ótimos resultados”, diz Mafra, que se interessou pelo assunto após ter sido mãe, há 2 anos, do pequeno Bernardo.

De onde surgiu a ideia de se especializar em cuidados estéticos para quem já foi mãe?
Temos uma demanda muito grande de mulheres que acabaram de dar à luz e estão insatisfeitas com alguma questão de sua pele ou seu corpo. Além disso, grande parte delas está tendo filhos mais tarde, o que me levou a analisar e a perceber que havia uma necessidade a ser atendida. A partir de então, passei a focar as questões relacionadas à mulher após a gestação, seja ela recente ou tardia.A gravidez é um presente, mas existem questões estéticas que podem ser tratadas e, quanto mais cedo, melhor o resultado.

A apresentadora Daniela Albuquerque disse nas redes sociais que seu tratamento para manchas praticamente eliminou o problema dela, que se chama melasma. É verdade?
O melasma é comum nas mulheres brasileiras, especialmente após o parto, mas acomete também as que nunca tiveram filhos. São manchas que aparecem nas bochechas, no buço e na testa e que pioram com o sol. Contamos atualmente com um protocolo combinado que envolve lasers tão rápidos, chamados de picossegundos, que destroem o pigmento sem aquecer a pele. Para essa condição, isso é fundamental, pois as manchas pioram com o calor. Também existem medicamentos orais e clareadores mais modernos que servem como manutenção. No caso de Daniela, o resultado foi bastante satisfatório, mas é uma doença crônica que necessita acompanhamento.

Como ajudar a mulher a restabelecer o corpo que tinha antes da gravidez?
Muitas recuperam o formato do corpo rapidamente, já no primeiro ou segundo mês. Mas, para algumas, a gordura localizada e a flacidez se tornam um problema, principalmente para quem ganhou muito peso ou já está em sua segunda ou terceira gestação. Além da parte nutricional e dos exercícios físicos, contamos com lasers que matam a gordura por aquecimento ou aparelhos que resfriam as células adiposas, com resultados eficazes em poucas sessões. Para os casos de flacidez, o ultrassom macrofocado e injeções de estimuladores de colágeno proporcionam excelentes resultados. Em quadros moderados, usamos uma tecnologia nova no Brasil: a radiofrequência injetável, feita diretamente abaixo da pele, que traz melhoras em uma sessão. Por que muitas mulheres sofrem com espinhas mesmo depois da adolescência e da gestação? Esse quadro se chama “acne da mulher adulta” e costuma aparecer após os 25 anos. Durante a gravidez, essas espinhas tendem a melhorar. Mas depois pioram novamente. São espinhas internas que aparecem em determinados lugares, como no contorno do rosto. Na maioria dos casos, a causa é de fundo hormonal e pode ser controlada com alguns medicamentos. Os lasers, contudo, atuam na fase inicial, para controlar a inflamação e também no tratamento de sequelas, como manchas e cicatrizes.

A perda de peso também favorece a flacidez do rosto?
Hoje em dia, as mulheres costumam ter filhos mais tarde, por isso, quando perdem peso, notam o rosto com um ar mais cansado. Vários fatores influenciam esse problema, como a perda óssea, de gordura ou de colágeno da pele. Ao tratar corretamente a causa, o resultado é natural e eficaz. As opções variam desde aplicações de ácido hialurônico, para sustentação facial, até o uso de ultrassom microfocado, lasers e radiofrequência com microagulhas.

Existe algum tratamento eficaz para as estrias?
Apesar de hidratarem bem a pele durante a gestação, muitas mulheres costumam apresentar estrias. Se elas ainda estiverem avermelhadas, o resultado dos tratamentos a laser será muito mais eficiente – aliás, este é o estágio ideal para iniciar o procedimento. Na Clínica Volpe, utilizamos o laser mais eficaz até agora: o fracionado de escaneamento aleatório, que pode ser aplicado só na estria, sem machucar a pele ao redor. No caso das brancas, a melhora existe, mas é menor e requer mais sessões.

Como tratar a queda de cabelos depois do parto?
A queda capilar nesse período pode ser intensa por conta das alterações hormonais. Em muitos casos, a mulher chega a perder quase 50% do cabelo. Para evitar esse quadro, usamos vitaminas orais para o crescimento do fio associadas com uma terapia que conta com quatro tecnologias: LEDs, laser fracionado, radiofrequência e drug delivery com fatores de crescimento.

E como funciona o tratamento íntimo feminino?
É algo novo no Brasil e dedico muito dos meus estudos a ele. Sua base é melhorar questões relacionadas à genitália feminina. Sintomas como flacidez vaginal, dor no ato sexual, perda de urina e ressecamento podem ocorrer com a gestação e a menopausa. Meu tratamento associa lasers, radiofrequência e aplicações de vitaminas dentro e fora da vagina, que melhoram a estética local por fora e a lubrificação e a incontinência por dentro. Fico feliz em poder devolver às mulheres o prazer sexual e a autoconfiança.

Continua após a publicidade
Publicidade