Clique e assine por apenas 6,90/mês

Cinco aplicativos para cuidar da saúde física e mental sem sair de casa

Plataformas digitais ajudam a monitorar a alimentação, ensinam técnicas de ioga e meditação e dão dicas para fazer exercícios em espaços fechados

Por Humberto Abdo - 23 Mar 2020, 15h45

Aprender a meditar, praticar ioga e fazer exercícios sem equipamentos são algumas das propostas de aplicativos perfeitos para testar durante a quarentena. Confira uma seleção com bons apps para cuidar da saúde mental e manter o corpo em movimento no período de isolamento. Todas as plataformas abaixo estão disponíveis em dispositivos Android e iOS.

Freeletics

Entre os apps de exercícios e musculação, o alemão Freeletics é um dos pioneiros no gênero. O “coach digital” gera um calendário de treinos personalizados, que usam o próprio peso corporal e fortalecem vários membros. Sem a necessidade de aparelhos, é uma boa alternativa para se exercitar em espaços fechados, como a sala de casa. O aplicativo é pago e tem planos de três, seis ou 12 meses, com preços a partir de R$ 13,00 por mês.

Confira opções grátis na versão básica:

Daily Yoga

O app lista mais de 500 posturas de ioga e tem aulas guiadas para usuários iniciantes e avançados. Cada programa reúne exercícios diários com indicação de tempo e média de calorias queimadas. Também é possível definir as aulas a partir de objetivos específicos, como relaxamento, meditação e tonificação corporal.

Continua após a publicidade

Forest

Um aplicativo no celular para controlar o uso de celular. Por mais irônica que pareça, a proposta da plataforma é ajudá-lo a manter o foco e evitar o excesso de distrações causadas pelos aparelhos eletrônicos. Para aproveitar esse período dentro de casa com leituras e exercícios (sem se desconcentrar), basta determinar quanto tempo quer se desligar do smartphone e o app começa a plantar árvores e mudas virtuais, que vão enchendo a sua “floresta”. Caso não resista à tentação de checar notificações e navegar no celular antes desse tempo, o processo é interrompido e a árvore some.

MyFitnessPal: contador de calorias ajuda a monitorar a alimentação diária MyFitnessPal/Divulgação

MyFitnessPal

Seu lanchinho da tarde é fome ou só efeito da ansiedade provocada pela pandemia? Para monitorar a alimentação diária e o consumo de proteínas, carboidratos e gorduras durante a quarentena, o aplicativo funciona como um contador de calorias personalizado. Após se cadastrar, o usuário indica seu objetivo, como emagrecer, ganhar músculos ou manter o peso, e descobre a média ideal de calorias a serem ingeridas em um dia. Além de indicar alimentos com muito sódio ou açúcar, por exemplo, o app tem um leitor de código de barras, que facilita o registro de alguns alimentos.

Insight Timer

Na longa lista de apps de meditação, este é uma boa opção gratuita, com catálogo de cursos e sessões guiadas em áudio, divididas por categorias como “ansiedade”, “recuperação” e “performance”. Além de todo o conteúdo, em português, o aplicativo dá acesso à comunidade de usuários, que podem interagir pelo bate-papo da plataforma – uma alternativa saudável para o período de isolamento.

Publicidade