Avatar do usuário logado
Usuário

Anvisa determina recolhimento de autotestes de Covid-19

Exames que estão sendo comercializados pela rede Pague Menos e Isa Lab ainda não foram aprovados no Brasil

Por 26 jan 2022, 11h30 | Atualizado em 27 jan 2022, 12h36
Enfermeira aplica teste de PCR para a Covid-19
Entidade alerta que alta demanda pode levar a falta de testes (Rovena Rosa/ Agência Brasil/Divulgação)
Continua após publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que autotestes para detectar Covid-19 e que estavam sendo comercializados pelas empresas Isa Lab e rede Pague Menos sejam recolhidos do mercado.

Em resolução publicada nesta terça-feira (25), a agência informou que a Isa Lab não possui registro e, por isso, não é uma empresa regularizada. Em seu site, a empresa informa que trabalha com grandes convênios de saúde.

+ Médica de 30 anos é encontrada morta em banheiro de Pronto-Socorro

Já nesta quarta-feira (26), foi publicada uma outra resolução, que prevê o recolhimento do autoteste de Covid comercializado pela Pague Menos. Segundo a Anvisa, o “Teste Covid Meu DNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva” também não possui registro.

As denúncias foram recebidas no último dia 20, um dia depois de a Agência não aprovar essa forma de exame para detectar a doença.

A justificativa para barrar os produtos foi a de que há lacunas na nota técnica apresentada pelo Ministério da Saúde por não indicar como é feita a confirmação da infecção e como seria feita a orientação aos pacientes.

Continua após a publicidade

Apesar de não ser consenso entre especialistas, a liberação dos autotestes é defendida por alguns deles como forma de facilitar o diagnóstico e evitar que uma pessoa contaminada tenha que se dirigir até uma unidade de saúde.

O que as empresas dizem

Em nota a rede de farmácias Pague Menos informou não comercializar o autoteste de Covid-19 em suas unidades. O que a empresa alega fazer é a venda do kit de autocoleta do laboratório Mendelics/Meu DNA.

“O próprio consumidor é quem realiza a coleta da saliva e envia o material à Mendelics, que faz a análise do respectivo material e emite o laudo do teste para o consumidor”, informa a empresa, em nota.

Continua após a publicidade

Ainda segundo a Pague Menos, a empresa não fica responsável pelo envio ou armazenamento do material biológico coletado. “Portanto, não é autoteste, é um kit de coleta de saliva”, alega.

Em nota encaminhada à reportagem, o laboratório Mendelics, responsável por produzir o exame, diz não se tratar de um autoteste e que o produto possui autorização da própria agência para ser comercializado.

“Em face de mais uma onda de Covid que assola o país e da falta de testes disponíveis em muitos locais, esperamos que a Anvisa reavalie esta interpretação errônea e libere novamente os kits de autocoleta de saliva para comercialização nas farmácias PagueMenos o mais rápido possível”, afirma nota da empresa.

Continua após a publicidade

Em nota emitida nesta quinta-feira (27), o Isa Lab informou que o exame é de uma autocoleta e não um autoteste. Segundo a empresa, a amostra de saliva é encaminhada também para a Mendelics.

Apesar de dizer que o kit está registrado na Anvisa, a empresa informou que parou de comercializar o produto “até que haja uma reavaliação do entendimento da Anvisa quanto à suspensão presente.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês