Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Bronze nas Olimpíadas, dupla do tênis descobriu que iria para Tóquio oito dias antes de iniciarem os jogos

As paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a primeira medalha da história da modalidade e vaga para a competição veio nas últimas horas

Por César Costa Atualizado em 31 jul 2021, 11h27 - Publicado em 31 jul 2021, 11h12

As paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi protagonizaram um feito inédito na madrugada deste sábado (31). A dupla, representando o tênis feminino brasileiro, conquistou a primeira medalha da história do país na modalidade, superando o 4° lugar de Fernando Meligeni em Atlanta 1996, após obterem a classificação para as Olimpíadas de Tóquio há oito dias do início dos jogos.

Na disputa pelo terceiro lugar em Tóquio, Stefani e Pigossi encararam as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova, valendo medalha de bronze, e venceram por 2 sets a 1. Cada um dos lados superou o adversário uma vez com a mesma parcial de 6/4. No tie-break, as brasileiras chegaram a estar perdendo por 9-5 mas salvaram quatro match points e viraram a partida.

Para realizar o feito, a dupla de paulistas precisou acreditar até o último dia que a classificação olímpica viria. No último dia das inscrições, 22 de junho deste ano, o gerente esportivo do Comitê Brasileiro de Tênis, Eduardo Frick, colocou os nomes das duas brasileiras melhores colocadas no ranking feminino, Luisa e Laura, 23ª e 190ª, respectivamente. Com chances mínimas de ida para Tóquio, dependiam de alterações nas colocações ou desistências. De forma inesperada, conseguiram.

No último dia de reposicionamento do ranking da Federação Internacional de Tênis, ITF, as brasileiras entraram nos Jogos. Uma dupla de Geórgia até possuía um ranking superior à dupla brasileira, mas como não fizeram a inscrição no período anterior, acabaram fora.

As recolocações ocorreram no dia 16 de julho, há apenas 8 dias do início do torneio. Frick teve poucas horas para confirmar a participação das duas mas conseguiu entrar em contato com elas e garantir as vagas.

Em Tóquio 2020, Luisa Stefani e Laura Pigossi venceram as candidatas ao ouro estadunidenses Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula nas quartas-de-final. Nas semi-finais, perderam para a dupla suíça Belinda Bencic e Viktorija Golubic e terminaram a competição disputando e vencendo a disputa do bronze pelo Brasil.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade