Continua após publicidade

São Paulo contra todas as cidades

Designers se inspiram no blog “Paris versus New York” e colocam a capital paulista à frente de batalhas ilustradas

Por Anna Carolina Oliveira
Atualizado em 5 dez 2016, 17h06 - Publicado em 15 jun 2012, 20h48

Pastel ou empanada? Brigadeiro ou alfajor? Corinthians ou Boca Juniors? Bixiga ou Caminito? Em sua viagem a Buenos Aires em março de 2011, a designer gráfica Vivian Mota, 31 anos, reparou como São Paulo e a capital da Argentina têm muitas diferenças, mas também diversas semelhanças. Pensando nisso e inspirada no blog Paris versus New York, a paulistana teve a ideia de criar uma batalha ilustrada entre as duas cidades.

O projeto, no entanto, só se concretizou um ano depois. A primeira imagem foi publicada em 14 de março deste ano, inaugurando o tumblr Sampa versus Buenos. “Queria fazer um registro diferente da minha viagem e treinar um novo estilo de ilustração, mais minimalista”, explica Vivian. Desde o lançamento, a designer fez mais nove “desenhos” — o que abre a matéria foi feito especialmente para a VEJINHA.COM — mantendo o mesmo padrão. “Abordo um tema por meio de ícones. Quando elegi o assunto ‘cartunistas’, por exemplo, retratei o Mauricio de Sousa e o Liniers usando dois personagens como símbolos.”

+ Confira as batalhas ilustradas e decida quem leva a melhor

Hoje, o tumblr já tem quase mil seguidores. Devido à repercussão, a caixa de e-mails de Vivian está sempre lotada. “Recebo várias sugestões dos internautas, como a do pastel versus empanada.” Por enquanto, o espaço reúne poucas imagens, mas ela planeja aumentar o volume e reunir todos os trabalhos em um livro, como aconteceu com o blog “Paris versus New York”.

Continua após a publicidade

Sucesso na web — um milhão e meio de pageviews nos primeiros meses de existência —, os desenhos do também designer gráfico francês Vahram Muratyan passaram da internet para o papel em janeiro de 2012, chegando às livrarias do Brasil alguns meses depois (R$ 57,10, na Livraria Cultura). Com ilustrações que destacam características únicas das cidades, “Paris versus New York” é uma espécie de diário de viagem de Muratyan, que já viveu nos dois endereços.

Assim como o artista francês, a equipe do portal PapodeHomem usou sua experiência em duas metrópoles brasileiras para criar a série São Paulo x Rio. “Foi em uma conversa de bar que pensamos em algumas situações e características que representam as cidades”, conta o designer Felipe Franco, 27 anos.

+ Tumblr e as piadas da internet

Continua após a publicidade

+ Conheça quadrinistas de São Paulo responsáveis por dar vida a super-heróis

Divertidas, as imagens fazem comparações clássicas entre os dois lugares, como concreto versus natureza e a noite paulistana versus o dia carioca. Até o sotaque característico de cada uma entrou na brincadeira, representado pela ilustração pastel versus paxtel. Alguns internautas, no entanto, não encararam com bom humor certos desenhos, mais especificamente o do trânsito versus bala perdida. “Recebemos reclamações dizendo que o Rio não é tão violento assim. Nossa intenção não é fazer uma crítica ou elogio, apenas retratar peculiaridades de cada lugar com humor”, afirma Felipe.

Independente das críticas e elogios, o fato é que a ideia fez sucesso, estimulando a equipe do PapodeHomem a iniciar um novo projeto. Nesta semana, eles lançaram um tumblr no mesmo estilo. Dessa vez, contudo, São Paulo irá enfrentar mais oponentes. “O São Paulo x Rapa será um tumblr com imagens da capital paulista enfrentando todas as outras cidades”, explica o designer do portal. Felipe admite que a disputa é acirrada, mas, como todo bom paulistano, garante o resultado: São Paulo leva a melhor.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.