Continua após publicidade

Sabesp diz que economia de água foi maior em agosto

Cresce número de pessoas que ganharam 

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 14h06 - Publicado em 8 set 2014, 15h04

O volume de água economizado na Grande São Paulo em agosto foi 62% superior ao registrado em julho. Os dados constam de balanço divulgado pela Sabesp nesta segunda-feira (8).

+ Água do Sistema Cantareira não está garantida até 2015, diz ministra

De acordo com a companhia, 3 900 litros por segundo deixaram de ser retirados dos mananciais, o que gerou economia de 10 bilhões de litros no mês. O índice é maior que o registrado em julho, quando a redução foi de 2 400 litros por segundo, mas ficou abaixo do anotado em junho (contenção de 3 925 litros por segundo).

Na Região Metropolitana, 76% dos clientes gastaram menos água em agosto em relação à média dos doze meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, sendo que 51% atingiram a meta de 20% de redução e ganharam o desconto de 30% na conta. Por outro lado, 24% aumentaram o consumo.

+ Cantareira pode secar em dezembro, alerta especialista

Continua após a publicidade

Em julho, na parcial divulgada pela Sabesp entre os dias 1º e 25, que mediu o consumo durante a Copa do Mundo, 74% haviam reduzido o consumo de água, enquanto 26% haviam gastado mais no período. À época, a concessionária responsabilizou o aumento da temperatura e a diminuição da crise da água no noticiário durante o evento esportivo.

+ Falta de água causa impactos ecológicos no entorno do Cantareira

Nesta segunda-feira, o nível do Sistema Cantareira registrou nova queda, de 0,1 ponto porcentual, atingindo 10,1% da capacidade. Desde julho, o maior manancial paulista, que abastece cerca de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, opera exclusivamente com água do chamado volume morto, a reserva profunda das represas.

Já o Sistema Alto Tietê, que abastece cerca de 4 milhões de pessoas, incluindo cerca de 1 milhão que eram atendidas pelo Cantareira antes da crise, caiu 0,2 ponto porcentual, chegando a 14,7% da capacidade. (Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.